Tempo: Defesa Civil divulga boletim meteorológico especial

Estado passa por um período de estiagem intensificado pela chegada de uma intensa massa de ar seco

seg, 26/07/2004 - 17h58 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo passa por um período de estiagem intensificado pela chegada de uma intensa massa de ar seco. A Defesa Civil lembra que a estiagem é comum no período de inverno, já que as chuvas, nesse período, só ocorrem com a inserção de frentes frias.

A seqüência de dias sem chuva reduz gradativamente os índices de umidade, que associado a elevação das temperaturas, favorece a evaporação da água e a redução da capacidade de armazenamento.

Dessa forma, a falta de umidade do solo deixa a vegetação seca, o que propicia um cenário meteorológico favorável à ocorrência de incêndios. No decorrer da semana, persistem as condições de tempo seco o que deve agravar a estiagem no Estado. No domingo, uma frente fria atua na Região, mas sem previsão de chuva suficiente para reverter esse quadro. Merecem atenção especial os setores do norte, oeste e central do Estado.

A situação é mais crítica no noroeste paulista, onde em algumas localidades não chove há mais de 15 dias. A previsão é de que os índices de umidade sejam inferiores aos 30% nessas áreas. Além disso, essas condições atmosféricas são desfavoráveis a dispersão de poluentes, deixando a qualidade bastante reduzida, especialmente nos centros urbanos. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) valores de umidade abaixo dos 20% oferecem risco à saúde, sendo recomendável a suspensão de atividades físicas, principalmente, das 10 às 15 horas, assim como beber bastante líquido para evitar desidratação.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Diretor da DGE: Cap PM Leônidas Pantaleão de Santana

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências