Tempo: Confira o boletim meteorológico para estiagem no Estado de São Paulo

No momento, os índices de umidade já se encontram abaixo dos 30% em diversos municípios do interior paulista

sex, 17/10/2003 - 19h48 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo passa por um novo período de estiagem com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Vale ressaltar que a seqüência de dias sem chuvas reduz gradativamente os índices de umidade do ar, que associado às altas temperaturas, aumentam a evaporação da água do solo, diminuindo a capacidade de armazenamento e intensificando o déficit hídrico no solo. Em função disso a vegetação fica seca, desenvolvendo um cenário favorável à ocorrência de incêndios.

Merecem atenção especial os setores do norte, sul e central do Estado. Além disso, essas condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão de poluentes, deixando a qualidade do ar prejudicada, especialmente nos grandes centros urbanos.

No momento, os índices de umidade já se encontram abaixo dos 30% em diversos municípios do interior paulista.

No final de semana, a tendência é que a situação se agrave, especialmente no período da tarde com perspectiva de que os índices de umidade do ar assumam valores inferiores a 20%. Na segunda-feira, com a aproximação de uma frente fria os índices sofrem significativa elevação na faixa sul do Estado. Entretanto, nas demais regiões a situação continua crítica. A situação deve ser revertida somente na terça-feira com a previsão da chegada de uma nova frente fria.

Msc Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Diretora da DICOOR: Cap Fem PM Tânia Mara Saturi Borges Lima
C.A.