Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 07/03/2002 - 13h01 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise
Uma área de baixa atua na Região Sul do país. Como mostra a imagem de satélite, muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul, se estendendo até o Paraná. No Estado de São Paulo predominam o sol e o calor devido à atuação de uma massa de ar quente de origem tropical. Nos próximos dias prevalecem as condições típicas de verão com predomínio de sol pela manhã e chuvas rápidas na parte da tarde.


No decorrer do dia, uma massa de ar tropical que atua sobre o Estado mantém as temperaturas elevadas em todas as regiões paulistas. O calor favorece a ocorrência de pancadas de chuvas rápidas e isoladas entre o período da tarde e início da noite, principalmente, nas faixas leste e norte do Estado. Essas chuvas apresentam características de tempestades de verão, acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 8
No decorrer do dia a nebulosidade fica variável em todas as áreas. Na parte da tarde o calor favorece a instabilidade atmosférica e a ocorrência de pancadas de chuvas, principalmente na Região Metropolitana Baixada Santista, Vale do Paraíba e extremo sul do Estado. Nas demais há condições apenas de chuvas rápidas. As temperaturas ficam estáveis.

Sábado, dia 9
O final de semana começa com sol e calor em todas as áreas. Na parte da tarde há condições de chuvas rápidas de forma isolada devido ao rápido e intenso aquecimento diurno, principalmente na faixa leste. Os ventos quentes soprando do quadrante norte causam a sensação térmica de tempo abafado.

Domingo, dia 10
No domingo o tempo não muda e o sol aparece desde cedo deixando as temperaturas elevadas. Na parte da tarde, as nuvens aumentam e ocorrem chuvas rápidas típicas de verão na faixa litorânea e Região Metropolitana.

Segunda-feira, dia 11
Muitas nuvens na faixa litorânea na parte da manhã, que se dissipam rapidamente. As temperaturas sobem rapidamente, causando a sensação de tempo abafado no decorrer do dia. Continuam as condições de pancadas rápidas e isoladas na parte da tarde devido ao calor.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Chefe do CGE: Cap. Fem. PM Eliane Nikoluk Scachetti