Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 06/03/2002 - 13h13 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise
Uma área de baixa pressão atua na Região Sul do país. Dessa forma, muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e se estendem até o Paraná. No Estado de São Paulo predominam o sol e o calor. Nos próximos dias prevalecem as condições típicas de verão com predomínio de sol pela manhã e chuvas rápidas à tarde.

Durante a tarde as nuvens desenvolvem-se rapidamente, favorecidas pelo calor e umidade. Dessa forma, ocorrem pancadas de chuvas rápidas e isoladas, típicas de verão. A intensidade das chuvas é, em geral, moderada com núcleos isolados de chuvas fortes. Além disso, fortes rajadas de ventos isoladas ocorrem em todas as áreas. No final do dia a aproximação da área de baixa pressão causa pancadas de chuvas na faixa extremo sul/sudeste do Estado.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 7
Permanecem as condições dos últimos dias. Dessa forma, o dia começa ensolarado no interior paulista e com poucas nuvens nas demais áreas. Na parte da tarde, o calor favorece a ocorrência de chuvas isoladas acompanhadas de raios e trovoadas. As temperaturas se mantêm elevadas.

Sexta-feira, dia 8
No decorrer do dia a nebulosidade fica variável em todas as áreas. Na parte da tarde, a instabilidade atmosférica favorece a ocorrência de pancadas de chuvas, principalmente na Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Paraíba e extremo sul do Estado. Nas demais regiões há condições apenas de chuvas rápidas. As temperaturas ficam estáveis.

Sábado, dia 9
O final de semana começa com sol e calor em todas as áreas. Na parte da tarde, há condições de chuvas rápidas de forma isolada, notadamente na faixa leste. Os ventos quentes soprando do quadrante norte causam a sensação térmica de abafado.

Domingo, dia 10
No domingo o tempo não muda e o sol aparece desde cedo, deixando as temperaturas elevadas. Na parte da tarde, as nuvens aumentam e ocorrem as típicas chuvas rápidas de verão na faixa litorânea e Região Metropolitana.

Estael Elisabete Kems Sias – Meteorologista
Chefe do CGE: Cap. Fem. PM Eliane Nikoluk Scachetti