Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 22/05/2003 - 14h05 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Condição atual
No decorrer do dia, não haverá mudanças significativas nas condições de tempo. Sendo assim, a previsão é de mais um dia com sol e temperaturas elevadas em todas as regiões. A qualidade do ar persiste reduzida, devido à ausência de chuvas e de ventos que favoreçam a dispersão dos poluentes. No decorrer da noite e madrugada, a aproximação da frente fria provoca o aumento de nuvens na faixa sul do Estado, podendo ocorrer chuvas rápidas e isoladas.

Uma frente fria avança em direção ao Sul do país modificando o tempo na região. No restante do Brasil uma extensa massa de ar seco e quente dificulta a formação de nuvens. O tempo muda a partir de sexta-feira, com previsão de frio para o final de semana.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 23
As chuvas retornam ao Estado na sexta-feira. Uma frente fria se desloca pela Região Sul e favorece o aumento de nuvens na faixa sul do estado de São Paulo. Dessa forma, o dia começa com tempo instável sujeito a chuvas, especialmente nas faixas oeste e sul. Nas demais áreas, ocorre predomínio de sol e tempo abafado. A partir da tarde, a instabilidade se generaliza por todas as regiões e o tempo fica chuvoso. A intensidade das chuvas varia entre fraca a moderada pela manhã, podendo ocorrer períodos fortes a partir da tarde. Além disso, tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. No período da noite, persistem as condições de chuvas, especialmente na metade leste.

Sábado, dia 24
As condições de chuva persistem, especialmente na faixa norte. Nas demais regiões, a nebulosidade diminui no decorrer do dia e o sol retorna aos poucos. As temperaturas entram em gradativo declínio devido ao avanço de uma massa de ar de origem polar. A temperatura máxima fica em torno dos 19ºC em Campos do Jordão e dos 26ºC em Ubatuba.

Domingo, dia 25
Ventos secos e frios que sopram do quadrante sul/sudoeste ganham força desde a madrugada e causam declínio nas temperaturas. Dessa forma, a previsão é de tempo aberto com temperaturas baixas para todas as regiões no decorrer do dia.

Segunda-feira, dia 26
Desde a madrugada a sensação de frio é maior e há previsão de formação de geada. No decorrer do dia, o tempo não muda e os baixos teores de umidade inibem a formação de nuvens, com previsão de mais um dia ensolarado em todo o Estado. As temperaturas não sobem muito e as máximas não ultrapassam os 20ºC no Estado.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(LRK)