Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 03/01/2003 - 15h01 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

A imagem de satélite mostra uma frente fria no oceano, entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esse sistema gera áreas de instabilidade que cobrem grande parte do Estado de São Paulo e desde a madrugada provocam chuvas no noroeste paulista. Observa-se nebulosidade também em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. No Sul do País, a nebulosidade começa a se dissipar e o sol já aparece no Rio Grande do Sul. Na Região Nordeste predomina uma massa de ar seco que deixa o tempo aberto em praticamente todos os Estados nordestinos.

Mesmo com nebulosidade, o tempo fica abafado nesta sexta-feira. As áreas de instabilidade ganham força no período da tarde e voltam a provocar chuvas. Chuvas com maior intensidade são esperadas para a parte central do Estado, abrangendo as regiões de Bauru e Sorocaba.

As chuvas deslocam-se para a faixa leste, atingindo a Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, podendo persistir durante a noite. Há possibilidade de ventos fortes e trovoadas.

Previsão para os próximos dias

Sábado, dia 4: O fim de semana permanece com tempo nublado. A atuação da frente fria e a umidade proveniente da Amazônia favorecem a ocorrência de chuvas generalizadas a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos de melhoria. Os ventos que trazem ar quente do interior do País mantêm o tempo abafado, no entanto, sem picos de calor no sábado.

Domingo, dia 5: A frente fria permanece próximo à Região Sudeste, o que mantém as condições de chuva. O maior volume de chuva é previsto para as regiões que fazem divisa com Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na parte sul ocorrem períodos de melhoria e aberturas de sol, com previsão de chuvas isoladas no fim do dia.

Segunda-feira, dia 6: A partir de segunda-feira ocorrem períodos mais longos de sol, o que favorece a elevação das temperaturas no interior paulista. As áreas de instabilidade que se formam em Minas Gerais e Rio de Janeiro favorecem a ocorrência de chuvas características de verão no período da tarde, especialmente no norte do Estado de São Paulo.

Terça-feira, dia 7: Previsão de sol e calor para a maior parte do Estado na terça-feira. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva na divisa de São Paulo com Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências