Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 28/11/2002 - 14h00 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Na imagem de satélite observa-se uma grande área de instabilidade atuando sobre o Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, onde chove desde as primeiras horas do dia. O radar meteorológico mostra que as linhas de chuva formadas no Paraná avançam em direção ao Estado de São Paulo, causando chuvas na faixa que vai de Assis até Itapeva. A quinta-feira começou com tempo aberto no centro e norte do Brasil e o sol brilha forte nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A presença de uma área de instabilidade no Paraná gera muita nebulosidade no Interior. Apesar das nuvens, o tempo fica abafado devido aos ventos quentes que transportam umidade da Amazônia para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Na faixa norte do Estado de São Paulo, o sol predomina pela manhã e as temperaturas sobem rápido. As áreas de chuva deslocam-se a partir do Paraná e no decorrer da tarde voltam a atingir a maior parte do Estado. O maior volume de chuva é previsto para a faixa que se estende desde a região de Presidente Prudente até Registro, abrangendo também o sul de Sorocaba. Recomenda-se atenção especial para esta noite e próxima madrugada, quando há condições de chuvas mais intensas no Vale do Ribeira. O norte do Estado de São Paulo deve ter chuvas mais isoladas, mas que em função do intenso calor podem vir acompanhadas de ventos fortes, trovoadas e granizo.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 29
Dia com tempo fechado e chuvoso no sul do Estado de São Paulo, área que abrange as regiões de Presidente Prudente, Marília, Registro e sul de Sorocaba. Nas demais regiões ocorrem períodos de melhoria e as aberturas de sol favorecem a elevação das temperaturas na faixa entre São José do Rio Preto e São José dos Campos. O calor da tarde volta a causar chuvas típicas de verão entre a tarde e a noite.

Sábado, dia 30
Áreas de instabilidade que permanecem no Paraná mantêm as condições de chuva na faixa sul do Estado de São Paulo. No fim do dia a aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de chuvas mais intensas na região de Registro. Os períodos de sol causam mais uma tarde de calor na parte norte do Estado, onde à tarde ocorrem pancadas de chuva e trovoadas.

Domingo, dia 1º
A frente fria permanece entre o sul do Estado de São Paulo e norte do Paraná, mantendo as chuvas na divisa entre esses dois Estados. Para o norte do Estado de São Paulo, a previsão é de calor e pancadas de chuva no fim do dia.

Segunda-feira, dia 2
A frente fria continua atuando no sul do Estado de São Paulo, onde concentram-se as chuvas mais intensas.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.