Tempo: Confira a previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil

sex, 04/10/2002 - 12h02 | Do Portal do Governo

Análise

A frente fria chega ao Sudeste e organiza nuvens e chuvas no leste paulista. No sul do país o sol retorna com maior quantidade de nuvens no leste da Região. No final de semana, predominam as condições típicas de verão, com sol e calor em todas as áreas, favorecendo pancadas de chuvas isoladas no final do dia.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 4

A frente fria se dissipa em direção ao mar. Na faixa leste o sol retorna com períodos de maior nebulosidade. O tempo fica abafado em todas as áreas, com maiores condições de chuvas na faixa leste. No restante do Estado predominam o sol e o calor no decorrer do dia. No período da noite, áreas de instabilidade provenientes do Centro-Oeste do país provocam pancadas de chuvas no oeste e sul paulista. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e há probabilidade de queda de granizo em pontos isolados. Há condições de rajadas de ventos moderadas em todas as áreas.

Sábado, dia 5

O final de semana começa com tempo abafado e variação de nuvens em todas as áreas. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam e as temperaturas entram em gradativa elevação. O aquecimento diurno favorece a ocorrência de pancadas de chuvas típicas de verão no final do dia. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos isoladas. O calor favorece a formação de granizo em pontos isolados.

Domingo, dia 6

No domingo o tempo não muda. Dessa forma, prevalece as condições típicas de verão com predomínio de sol e calor em todas as áreas. No final do dia, a instabilidade aumenta e ocorrem pancadas de chuvas isoladas em todas as áreas. Ressalta-se que tais chuvas elevam o potencial para alagamentos, especialmente na Capital. As temperaturas superam os 30ºC em todas as áreas.

Segunda, dia 7

Na segunda-feira, persistem as condições de sol e calor em todas a áreas. Entretanto, passam a predominar as condições de estabilidade atmosférica, inibindo o potencial de desenvolvimento de nuvens de chuvas em todas as regiões. Tais condições de tempo elevam a concentração de poluentes na atmosfera e deixam a qualidade do ar prejudicada.

Terça-feira, dia 8

Na terça-feira, o tempo não muda e predominam as condições de estabilidade atmosférica em todo o Estado. Dessa forma, o dia fica ensolarado com tempo abafado. Os modelos numéricos de tempo não indicam a previsão de chuvas significativas. Tais condições de tempo inibem a dispersão de poluentes e reduzem a qualidade do ar.

Fonte: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil