Tempo: Confira a previsão para o fim de semana

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 08/11/2002 - 13h40 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A imagem de satélite indica a dissipação da frente fria no litoral baiano. No estado de São Paulo a circulação marítima ainda organiza muita nebulosidade no litoral, com períodos de sol fraco. Nas demais áreas, o sol predomina desde cedo causando gradativa elevação nas temperaturas. No final do dia, a faixa litorânea volta a ter chuviscos isolados e neblina.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 9
O frio perde força e o sol retorna a todas as regiões nesse sábado. Dessa forma, as temperaturas têm um comportamento típico da estação e as máximas ficam em torno dos 27ºC no litoral norte e superam os 30ºC no interior. Os modelos numéricos de tempo não indicam a ocorrência de chuvas.

Domingo, dia 10
O dia começa com tempo abafado em todas as áreas, devido à aproximação de uma frente. À tarde, tal sistema favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade na faixa sul do Estado. Dessa forma, ocorrem pancadas de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e fortes rajadas de ventos nessas áreas. No período da noite, a instabilidade se espalha pelo Estado, causando chuvas na forma de pancadas em todas as regiões.

Segunda-feira, dia 11
No início do dia, a frente fria atinge a divisa sul do Estado e deixa o tempo chuvoso naquela região. Nas demais áreas, a semana começa com tempo abafado e predomínio de sol. No decorrer do dia, o sistema frontal avança lentamente por São Paulo, com ocorrência de chuvas generalizadas em todas as regiões. Tais chuvas elevam o potencial para alagamentos e transbordamentos de córregos. Persistem as condições de fortes rajadas de ventos no decorrer do dia.

Terça-feira, dia 12
A frente fria deixa São Paulo e avança pelo Rio de Janeiro. Em virtude disso, a terça-feira começa com predomínio de nuvens e chuvas no norte paulista, persistindo essas condições por todo o dia. O dia começa com muitas nuvens e chuviscos na faixa leste, com formação de neblina no litoral. Nas demais regiões, ocorre variação de nuvens, com pouca probabilidade de precipitação.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior