Tempo: Confira a previsão para a tarde desta sexta-feira, dia 11

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil

sex, 11/10/2002 - 16h47 | Do Portal do Governo

Condição Atual

A tarde começou ensolarada e com temperaturas elevadas em todo o estado de São Paulo. O predomínio de tempo seco devido à baixa umidade do ar e as altas temperaturas, diminuem as condições de chuvas no Estado.

Este tipo de clima prejudica a qualidade do ar, causando desconforto térmico, além de efeitos danosos para a saúde humana, como irritação nos olhos e problemas respiratórios. De acordo com os dados meteorológicos observados nos aeroportos, a umidade do ar em São José dos Campos atingiu 8,6% com temperatura de 35ºC, em Ribeirão Preto os termômetros registraram 39ºC com umidade relativa do ar de 15,4%, na Capital os termômetros registraram 34ºC e umidade relativa de 24,4%. Tais condições atmosféricas aumentam o potencial para focos de queimadas em grande parte do Estado.

Tendência do Tempo:

O dia começa abafado em todo o Estado Paulista. Pela manhã há potencial para pancadas isoladas de chuvas no extremo oeste e sul do Estado. Nas demais regiões o sol predomina, provocando a rápida elevação das temperaturas.

No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta a partir do sul, devido à aproximação de uma frente fria. Este sistema que se desloca pelo oceano, associado a linhas de instabilidade que atuam no Estado, provoca chuvas em forma de pancadas, com potencial para granizo e rajadas de vento entre a tarde e a noite. Na madrugada há maiores condições de pancadas de chuvas, em pontos isolados da região do Vale do Ribeira.