Tempo: Boletim meteorológico especial para as cidades do litoral paulista

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 13/05/2004 - 14h33 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para o desenvolvimento de um novo ciclone extratropical já a partir desta sexta-feira, dia 14, no Rio Grande do Sul e Região Sul do país.

Em comparação ao Ciclone Catarina, que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre os dias 27 e 28 de março, a Defesa Civil esclarece que são sistemas de natureza e intensidade diferentes. O ciclone extratropical previsto para amanhã, considerado de baixa pressão, registra formação próximo à costa da Região Sul e se afasta em direção ao alto mar, enquanto o Ciclone Catarina se formou sobre o Oceano e se deslocou para oeste, ou seja, em direção ao continente. Esse fenômeno, típico do período, ocorre com freqüência na Região Sul favorecido pelas condições geográficas, com deslocamento para leste (em direção ao oceano).

Segundo previsão dos meteorologistas, os modelos de previsão de tempo e de ondas indicam que esse sistema vai atuar com maior intensidade na Região Sul do país, podendo gerar ondas de até 5 metros em alto mar.

No Estado de São Paulo, os ventos gerados por esse fenômeno causam gradativo aumento da agitação marítima a partir de sexta, com ventos mais intensos e maré elevada, principalmente no domingo e na segunda. Entre sexta e sábado as ondas variam de 1,5 a 2 metros em todo o litoral e chegam a 2,8 metros no domingo e na segunda-feira. Também são esperadas rajadas de vento de até 60 km/h.

Estael Elisabete Kems Sias
Meteorologista

Walter Nyakas Junior
1º Ten PM Chefe do CGE