Tempo: Boletim meteorológico especial para as cidades do litoral do Estado

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 14/05/2004 - 15h08 | Do Portal do Governo

A partir de hoje, um novo ciclone extratropical se forma próximo a costa da Região Sul do país e se afasta em direção ao alto mar. Esse fenômeno, típico do período, ocorre com freqüência na Região Sul, com deslocamento para leste (em direção ao oceano).

Os modelos de previsão de tempo e de ondas indicam que esse sistema vai atuar com maior intensidade no Sul do Brasil, podendo gerar ondas de até 5 metros em alto mar. No Estado de São Paulo, os ventos gerados por esse fenômeno causam gradativo aumento da agitação marítima a partir de hoje, com ventos mais intensos e maré elevada, principalmente no domingo. Sendo assim, entre sexta-feira e sábado as ondas variam de 1,5 a 2 metros em todo o litoral e chegam a 2,5 metros no domingo e segunda-feira.

Além disso, são esperadas rajadas de vento de até 60 km/h. Ressalta-se que os ventos atuam com maior intensidade em alto mar, oferecendo risco a embarcações e atividades náuticas, por isso, recomenda-se cautela em toda o litoral paulista. A partir da tarde de segunda-feira o sistema perde força gradativamente, retornando aos poucos as condições de calmaria no litoral e oceano.

Meteorologista: Lucyara Rodrigues Pereira
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências