Tempo: Boletim meteorológico especial para as cidades do litoral do Estado paulista

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

sáb, 08/05/2004 - 14h58 | Do Portal do Governo

Para as cidades do litoral do Estado paulistaAssociado à presença de uma frente fria que causou muitas nuvens e chuvas desde o Rio Grande do sul até o Estado de São Paulo, um ciclone extratropical se desloca em direção mar na altura do Sul do país.

Comparado com o Ciclone Catarina, que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre os dias 27 e 28 de março de 2004, cabe esclarecer que são sistemas de natureza e intensidade diferentes.

Desta vez, o ciclone extratropical trata-se de um sistema de baixa pressão que se forma próximo à costa dos estados da Região Sul e deve se afastar para alto mar, enquanto o Ciclone Catarina se formou sobre o Oceano e se deslocou para oeste, ou seja, em direção ao continente. Além disso, a intensidade do fenômeno é menor.

Mesmo sendo diferente, devemos atentar para esse sistema, pois ele traz chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas entre o norte de Santa Catarina, Paraná e o Estado de São Paulo. Esse fenômeno, típico do período, ocorre com freqüência na região, com deslocamento para leste (em direção ao oceano).

A agitação marítima continua aumentando gradativamente e a presença da frente fria mantém o tempo instável no Estado. Esse sistema é acompanhado de núcleos de chuva forte, além de trovoadas e rajadas de vento isoladas, que podem atingir 70 km/h. Os ventos aumentam a agitação marítima e elevam o nível do mar em todo o litoral paulista, com ondas de até 2 metros na costa.

Os modelos de previsão de tempo e de ondas indicam que os ventos mais intensos devem ocorrer no final de semana, principalmente na madrugada e no decorrer do domingo. Ressalta-se que os ventos atuam com maior intensidade em alto mar podendo gerar ondas de até 5 metros de altura, oferecendo risco a embarcações e atividades náuticas, por isso, recomenda-se cautela em todo o litoral.

A partir de segunda-feira o sistema perde força gradativamente, retornando aos poucos as condições de calmaria no litoral e oceano.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências