Tempo: Boletim meteorológico especial para a faixa norte do Estado

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 24/09/2004 - 12h48 | Do Portal do Governo

A estiagem persiste no estado de São Paulo intensificada pela atuação de mais uma intensa massa de ar quente e seco. A longa seqüência de dias sem chuvas significativas reduz os índices de umidade, o que associado ao forte calor das tardes favorece a ocorrência e propagação de queimadas. Nos últimos dias os índices de umidade do ar têm atingido valores inferiores a 20% no período da tarde, o que é já considerado Estado de Alerta.

A situação é mais crítica na faixa norte do Estado, principalmente na região das REDECs de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara e norte de Campinas. No momento a umidade relativa do ar já se encontra em torno de 18% nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

ALERTA-SE que nas próximas horas estes índices devem continuar caindo com possibilidade de atingir valores inferiores a 12% nesta tarde de sexta-feira, o que é considerado Estado de Emergência pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, passa a descrever alguns cuidados que podem ser tomados pela população, mas alerta que não há necessidade de medidas radicais ou sensação de pânico:

Interrupção de qualquer atividade física ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças e hospitais, além de beber bastante líquido para evitar desidratação.

Nos próximos dias não são previstas mudanças significativas de tempo na região, persistindo as condições de muito calor e pouca umidade do ar no período da tarde.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Diretor da DGE: Cap PM Leônidas Pantaleão de Santana

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências