Tempo: Boletim Meteorológico Especial

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 03/09/2004 - 19h31 | Do Portal do Governo

A estiagem é intensificada no Estado de São Paulo pela atuação de uma massa de ar seco que atua no Sudeste. A seqüência de dias sem chuva reduz gradativamente os índices de umidade, que associado à elevação das temperaturas, favorece a evaporação da água e a redução da capacidade de armazenamento. Em conseqüência disso, o déficit hídrico do solo é intensificado e deixa a vegetação seca desenvolvendo um cenário meteorológico favorável ao surgimento de focos de incêndio.

A situação é mais crítica na faixa que vai de Presidente Prudente ao noroeste de Campinas onde não há registro de chuva significativa há 2 meses. Nos últimos dias, os índices de umidade ficaram abaixo dos 30% no período da tarde nessas áreas.Além disso, essas condições atmosféricas são desfavoráveis à dispersão de poluentes, deixando a qualidade do ar bastante reduzida, especialmente nos centros urbanos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) valores de umidade do ar abaixo dos 20% oferecem risco a saúde humana sendo recomendável a suspensão de atividades físicas, principalmente, das 10 horas da manhã às 15 horas da tarde, assim como, beber bastante líquido para evitar desidratação.

Meteorologista: Lucyara Rodrigues Pereira
Diretor da DGE: Cap PM Leônidas Pantaleão de Santana

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências