Telemprego ultrapassa a marca de 125 mil atendimentos em um mês de funcionamento

Sistema inédito no País quer atrair mais empresas para ofertarem vagas de emprego gratuitamente

qui, 16/01/2003 - 12h37 | Do Portal do Governo

Reduzir os custos de transporte dos desempregados de baixa renda e, consequentemente, as longas filas à procura de uma vaga de emprego. Com esta finalidade, o Governo do Estado lançou o programa Telemprego, que completa um mês de funcionamento nesta quinta-feira, dia 16, e já ultrapassou a marca de 125 mil atendimentos. Só no dia de ontem, foram 9,2 mil ligações, a maior marca desde o lançamento do programa.

Inédito em todo o País, o serviço visa facilitar e agilizar a recolocação de desempregados no mercado de trabalho, por meio de atendimento telefônico gratuito, em 39 municípios na Região Metropolitana de São Paulo. Diariamente, são recebidas 6 mil ligações.

Ligando para o número 0800 772-9901, os interessados terão informações sobre as vagas desejadas, que ficam armazenadas no banco de dados da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Cerca de 12 mil empresas da Região Metropolitana já estão cadastradas na Sert com oferta de vagas para o Telemprego.

O sistema está programado para atender 24 horas diárias nos 7 dias da semana, sempre por meio da central 0800, que aceita, inclusive, chamadas de telefones públicos. As vagas com maior número de oferta são: secretária, auxiliar de escritório, operador de telemarketing e garçom.

Com esta nova tecnologia o candidato fala com o computador como se estivesse falando com um atendente, por meio de um sistema de reconhecimento de voz. Desta forma, o atendimento torna-se impessoal e democrático, nos moldes do padrão poupatempo. Ricardo Bataglia, coordenador do Desenvolvimento do Projeto, foi buscar no mercado o que há de mais moderno para facilitar as ofertas de emprego e a captação de vagas.

Para ter acesso ao Telemprego, o interessado deve, inicialmente, comparecer pessoalmente em uma das 38 unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – da Região Metropolitana de São Paulo – ou nas unidades dos Poupatempos, para se cadastrar, munido de carteira de trabalho e do RG. Preenchem uma ficha e colocam as seis opções dos cargos pretendidos. “No processo anterior, a pessoa tinha de estar sempre voltando para saber se tinha a vaga. Agora, basta ligar. Com isso, ela economiza tempo e dinheiro que seria gasto na condução”, explica Bataglia.

“Com este sistema, o trabalhador só volta ao PAT caso tenha a oportunidade da vaga. Daí, ele recebe uma carta de encaminhamento para levar à empresa que está oferecendo o emprego e passa por uma entrevista”.

Desde a implantação do serviço, diminuiu em 30% o número de pessoas nas filas dos cadastrados nos postos dos PATs. O órgão encerrou o ano de 2002 com 352 mil vagas ofertadas em seus 179 postos em todo o Estado.

Programa quer atingir empresas que ofereçam vagas para universitários

O Telemprego também quer oferecer vagas para as pessoas que tenham nível universitário. Para isso, está em busca de mais empresas que queiram ofertar vagas para este público. “Temos uma equipe de captação que liga para as empresas oferecendo o serviço, sem o menor custo”, informa Bataglia. As empresas podem se cadastrar por meio do site www.emprego.sp.gov.br. “O Telemprego é uma enorme agência de emprego gratuita tanto para o empregador quanto para o empregado”, define o coordenador.

Futuramente, o sistema será estendido a todos os municípios do Estado que tenham instalado um Posto de Atendimento ao Trabalhador. A idéia é iniciar a ampliação nas regiões de Campinas e Santos. O programa teve investimento de R$ 849 mil, provenientes do Ministério do Trabalho. Os 38 PATs contemplados pelo Telemprego estão em 13 pontos da Capital e em 25 da Grande São Paulo.

Confira os endereços no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho: www.emprego.sp.gov.br’

Valéria Cintra