Telemprego já atendeu mais de 31 mil pessoas em dez dias de funcionamento

Serviço lançado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho facilita a busca de vagas de emprego

sex, 27/12/2002 - 11h08 | Do Portal do Governo

Lançado há dez dias, o Telemprego – sistema de reconhecimento de voz que facilita a busca de uma vaga de emprego sem que o trabalhador precise se dirigir a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – já atendeu mais de 31 mil pessoas.

O novo projeto de automação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho pretende beneficiar tanto o trabalhador quanto o empresário. No primeiro caso, o acesso às vagas pode ser feito de maneira simples pelo 0800-7729901. Já o empresário pode cadastrar sua empresa e as vagas disponíveis pelo site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – www.emprego.sp.gov.br

‘O projeto, inovador, atinge as duas pontas de uma maneira simples. Tanto o trabalhador, que procura emprego, quanto o empresário, que oferece as vagas, podem utilizar o sistema gratuitamente. O Telemprego oferece flexibilidade e agilidade’, diz Fernando Leça, secretário do Emprego e Relações do Trabalho.

Como funciona

Com capacidade para atender 600 pessoas por hora, o Telemprego é um sistema de reconhecimento de voz que conversa com o trabalhador eliminando, assim, a necessidade de se digitar teclas numéricas. Ao
acessar o sistema, o trabalhador que já estiver cadastrado em um dos 38 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) deve informar seu número de cadastro para que o sistema de voz possa fornecer a ele as vagas existentes de acordo com o seu perfil. As pessoas que ligarem para o Telemprego e não estiverem cadastradas nos PAT´s também têm a chance de saber se há ou não uma vaga com o seu perfil. Basta informar profissão, sexo e escolaridade. O atendimento eletrônico fornece os dados e pede para que o trabalhador se dirija ao PAT mais próximo de sua residência para fazer o cadastro, munido de RG e carteira profissional.

Mais de 50% das pessoas que procuram os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) o fazem com o objetivo de buscar informações sobre vagas de emprego disponíveis. Com a adoção do TELEMPREGO, a SERT espera reduzir o número de pessoas em busca de informações nos PAT´s, o que deverá melhorar a qualidade do atendimento para o trabalhador. O serviço também ajudará o usuário a economizar com transportes, uma vez que não é necessário se deslocar a todo o momento para os PATs.

Lançado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, durante a inauguração da 270ª unidade do Banco do Povo Paulista no Poupatempo de Guarulhos, em 16 de dezembro, o Telemprego é um serviço que promete revolucionar o atendimento ao trabalhador na colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

R.K.