Tecnologia: Zeus, o mais moderno robô médico, vai operar no Hospital do Servidor

Demonstração será feita em aula prática destinada a diretores de serviços cirúrgicos e médicos do Hospital

sex, 18/07/2003 - 18h02 | Do Portal do Governo

Um dos mais avançados equipamentos da robótica, o Zeus, estará no Iamspe neste sábado, dia 19, às 14 horas, quando haverá uma demonstração de seu uso em cirurgias minimamente invasivas pelo Serviço de Cirurgia Experimental. Trata-se de cirurgia realizada através de duas pequenas incisões, por onde é introduzida uma microcâmera no corpo do paciente, que trabalha com braços mecânicos de máxima precisão.

A demonstração será feita em aula prática destinada a diretores de serviços cirúrgicos e médicos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O procedimento de videolaparoscopia diagnóstica será realizado em um suíno, já que não existe autorização da empresa criadora do robô, para seu uso em ser humano.

O Diretor do Serviço de Cirurgia Experimental, Dr. Renato Andretto e o médico do Serviço de Gastrocirurgia, Dr. Albino Sorbello, são os responsáveis pela vinda do equipamento ao Iamspe. O dr. Albino está em contato com a video-cirurgia desde o ínico da década de 90 e já utilizou o aparelho em 2001 durante evento em Londres.

‘Só foi possível trazer essa tecnologia de útima geração ao Iamspe graças à recepetividade da atual administração, na pessoa do Dr. Milton Flávio, que se prontificou a participar da aula e dá todo o apoio ao desenvolvimento do ensino e pesquisa na Instituição’, afirmam os organizadores do evento.

O robô Zeus pertence à empresa americana Computer Motion e representa o sistema mais complexo de toda a robótica, que reúne comandos de controle de voz do médico, teleparticipação (ciurgiões em diferentes locais), visão tridimensional e precisão de movimentos. O equipamento, que custa um milhão de dólares, passou pelo estado do Rio Grande do Sul e agora está em São Paulo.

As vantagens da cirurgia feita por robô são inúmeras, entre elas a precisão, a redução do tempo e o custo da cirurgia, sem contar o menor trauma para o paciente, a recuperação mais rápida, a diminuição do tempo de internação, além do melhor efeito estético. O equipamento tem aplicação em todos os tipos de cirurgias.

Pesquisa é marca do Serviço

‘O Serviço de Cirurgia Experimental do HSPE é a melhor e maior escola de vídeo-cirurgia do Brasil e da América Latina. Por ano são organizados de oito a dez cursos nas áreas de gastrocirurgia, cirurgia geral, urologia, ginecologia, cirurgia pediátrica e cirurgia da obesidade mórbida, entre outros’, afirmou o Dr. Renato Andretto. Ele explicou, ainda, que passaram por treinamento mais de mil médicos cirurgiões do país e do exterior, que hoje são considerados expoentes na especialidade.

Os cursos são compostos de aulas teóricas e práticas, com cirurgias realizadas em animais, em geral suínos. Há tanto interesse nesse assunto, que só o Dr. Albino já desenvolveu mais de 100 cursos em dez anos por todo o país. ‘Do estado do Maranhão a Porto Alegre só não ministrei curso em Sergipe e Curitiba, além de participar de exame de qualificação de profissionais que estão se especializando em vídeo-cirurgia’, conclui o médico.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE