Tecnologia: USP inaugura laboratório de laminação de metais para uso industrial

Trabalho foi desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli)

qua, 16/04/2003 - 15h54 | Do Portal do Governo

Da Agência de Nóticas da USP


A Escola Politécnica (Poli) da USP inaugurou nesta terça-feira, dia 15, o Laboratório de Conformação Mecânica de Metais (LCM), do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Instalado numa área de 120 metros quadrados, o objetivo do LCM é desenvolver novos materiais e processos de laminação de metais, não apenas para pesquisa acadêmica, mas que também possam ser aproveitados pelo setor industrial.

O novo laboratório conta com um laminador duo 300 X 300 mm, para laminação a quente e a frio de metais ferrosos e não-ferrosos, e dois fornos para tratamento térmico dos materiais. Para permitir a realização de experiências pelos alunos, com a supervisão dos professores, foram instalados equipamentos de segurança adicionais.

Segundo o professor Ronald Lesley Plaut, coordenador do projeto, o LCM se diferencia de laboratórios similares no Brasil por apresentar equipamentos em escala semi-industrial. ‘As instalações foram realizadas de modo a facilitar a transferência dos processos desenvolvidos para o uso em empresas’, relata. O laminador foi doado pela laminação Brasmetal Waelzholz, e os fornos pela Brasimet, empresa especializada em tratamento térmico.

De acordo com Ronald Plaut, a Poli tratará e laminará chapas de metal vindas da Brasmetal. Os estudos sobre a estampagem das chapas serão realizados em prensas localizadas na indústria de rolamentos INA, cedidas para ensaios técnicos. ‘O ferramental de estampagem também será testado, após ser submetido a tratamentos térmicos pela Brasimet, buscando aumentar sua vida útil’, afirma.

Os estudos de reconhecimento da estrutura dos materiais utilizados no Laboratório serão realizados nos equipamentos de Raio X do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), operados em conjunto com a Poli, sob a coordenação do professor Nelson Batista de Lima.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:(0XX11) 3091-5637, com o professor Ronald Lesley Plaut
Por Júlio Bernardes – Agência de Nóticas da USP

V.C.