Tecnologia: Uso indevido da marca IPT prejudica a imagem da instituição e atendimento

Conclusão é da Ouvidoria Externa, depois de apurar diversos casos de fraude

qua, 03/03/2004 - 19h28 | Do Portal do Governo

A Ouvidoria Externa do Instituto atende aos casos do uso indevido da marca IPT. “Nem sempre há má-fé, mas os clientes freqüentemente acabam usando o nome da instituição de forma incorreta”, alerta a ouvidora Kátia Crespo. “Os laboratórios devem orientar seus clientes sobre como usar a marca IPT e, se percebem ou recebem denúncia de uso indevido da marca, devem encaminhar o caso para a Ouvidoria Externa.”

Este serviço foi implantado na Ouvidoria em julho do ano passado. Já foram registrados 11 casos desde então. O serviço foi feito numa parceria entre Ouvidoria Externa, Núcleo de Transferência de Tecnologia, Assessoria de Imprensa, Centro de Certificação Técnica e a Assessoria Jurídica do IPT. A parceria busca auxiliar a ouvidoria externa quando há denúncia do uso indevido do nome IPT no mercado.

Segundo Kátia Crespo, o objetivo é que o cliente que usa de forma indevida o nome IPT, passe a utilizá-lo de maneira correta. “O IPT faz esclarecimentos para as partes envolvidas, ou seja, o cliente e a sociedade. É essencial esclarecer ao público sobre como usar a marca IPT corretamente.”

Um caso exemplar e recente de uso indevido da marca IPT é o das cordas de segurança utilizadas na prática de rapel. Elas contêm a inscrição “Testado e aprovado pelo IPT”, quando, na verdade, não o são. Dos 13 testes necessários para se ter direito a essa designação, o IPT realizou apenas um. “É falso marketing. O grande problema é que ocorreram casos de morte por cordas arrebentadas. Diversas dessas inscrições foram retiradas, graças às denúncias de um praticante do esporte que fornece informações à Ouvidoria Externa”.

Serviço

A Ouvidoria Externa está à disposição para ouvir denúncias. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do IPT. Na seção ‘Todo Ouvidos’ há exemplos de casos de empresas que utilizaram incorretamente o nome do IPT, corrigiram o problema e hoje continuam parceiras da Instituição.