A Unicamp leva ao II Salão de Inovação Tecnológica, que ocorrerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, uma série de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área de tecnologia. Produtos, equipamentos e sistemas inovadores serão apresentados em forma de pôsteres, vídeos e kits de experimentos em um estande medindo aproximadamente 100 metros quadrados, instalado no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dispositivo que faz a identificação de impressões digitais e um software capaz de detalhar o cérebro em forma tridimensional (3D) são exemplos dos frutos gerados por essas pesquisas.
A participação no evento, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é uma excelente oportunidade para a Universidade divulgar projetos que trazem impactos positivos para a sociedade, conforme o assessor da Pró-Reitoria de Extensão, professor Denis Schiozer. ‘É uma forma de mostrarmos para a comunidade como estamos contribuindo para o desenvolvimento do País, por meio da inovação tecnológica, da formação de recursos humanos e das atividades de extensão’, afirma.
Trata-se também de uma chance para que a Unicamp apresente às agências de fomento e aos diversos segmentos da indústria, que estarão representados no Salão, alguns resultados importantes das investigações científicas conduzidas em seus laboratórios. A iniciativa do Ministério, explica Schiozer, amplia o contato com esses atores e abre perspectivas para futuras parcerias. O Salão representa, ainda, um estímulo aos pesquisadores, que se sentem recompensados por colaborar com o avanço tecnológico do Brasil.
A Universidade aproveitará o evento para enfatizar outras ações em apoio à inovação tecnológica, como a recém-criada Agência de Inovação da Unicamp (Inovacamp).
‘Além disso, estaremos mostrando alguns exemplos de parcerias firmadas entre a Unicamp e empresas privadas, assim como exemplos de produtos gerados a partir da cooperação com incubadoras’, diz o assessor da Pró-Reitoria de Extensão. Ele lembra que, em razão do espaço limitado seria impossível divulgar todo o potencial da Universidade durante o Salão. Entretanto, o público contará com um cadastro de informações, por meio do qual poderá deixar perguntas que serão endereçadas posteriormente aos professores e pesquisadores. ‘Nós também ofereceremos acesso, via internet, à Universidade e aos sistemas das unidades de ensino e pesquisa, de modo que os visitantes possam tomar contato, no próprio local, com o maior volume de dados possível. Como complemento, estaremos distribuindo fôlderes das Faculdades, Institutos, Centros e Núcleos’, acrescenta Schiozer.
Da Assessoria de Imprensa da Unicamp
C.C.