Tecnologia: Termina hoje prazo para retirada do edital para apresentar projetos ao Centro Incubador

nd

qui, 20/09/2001 - 12h06 | Do Portal do Governo

O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas de São Paulo (Cietec) abriu concorrência para abrigar 78 novos empreendimentos que também podem receber financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os interessados a um lugar na incubadora devem retirar o edital até esta quinta-feira, dia 20 de setembro no Cietec, que fica no prédio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária em São Paulo.

As propostas devem ser encaminhadas ao Cietec para uma pré-seleção até 24 de setembro. O resultado final será conhecido em 28 de fevereiro de 2002. Outras informações estão disponíveis no site www.ipen.br/cietec/cietec.html

De acordo com o gerente do Cietec, Sérgio Wigberto Risola, cerca de 350 interessados devem concorrer às 78 novas vagas abertas nas áreas de biomedicina, biotecnologia, tecnologia de informação, química, meio ambiente, técnicas nucleares, instrumentação, engenharia de materiais e softwares.

As empresas poderão escolher entre quatro modalidades: hotel de projetos (ou pré-incubação), empresa residente, associada ou de software.

Cietec

Criado em setembro de 1996, o Cietec é hoje o maior pólo incubador do país. Recentemente, ele passou recentemente por ampla reforma que consumiu R$ 1,1 milhão e triplicou suas instalações. Atualmente, o Centro abriga 53 empreendimentos caracterizados por inovação tecnológica de produtos, serviços ou processos.

Entre esses empreendimentos, oito têm financiamento da Fapesp, dentro do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE), e outros 17 estão em processo de análise. Somados, os financiamentos superam R$ 1,5 milhão, o equivale a 60% dos recursos obtidos pelas empresas incubadas em agências financiadoras.

Intercâmbio mundial

O Cietec foi eleito pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec) como núcleo de referência em marketing e comercialização entre as 145 incubadoras do país. Esse intercâmbio ganhará vulto durante a Conferência Mundial de Incubadoras de Empresas (WCBI), que acontecerá entre 23 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro, reunindo todas as incubadoras brasileiras e os melhores especialistas de outros países.