Tecnologia: Tema do bate-papo da próxima semana será ‘IPT em 70 anos de transformações’

Atuação do instituto foi decisiva para avanços tecnológicos e consolidação da indústria brasileira

sex, 02/04/2004 - 13h39 | Do Portal do Governo

O tema do bate-papo da próxima terça-feira, dia 6 de abril, será sobre a história do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) em 70 anos de transformações.

Industrialização Paulista

Os anos 30 foram marcantes e a atuação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas foi decisiva para avanços tecnológicos e consolidação da indústria brasileira. O ano de 1934 foi marcante para a história do IPT, criado em 1899, como Gabinete de Resistência dos Materiais. Um decreto estadual, do dia 3 de abril, atribuiu-lhe a denominação pela qual é conhecido até hoje no País e no exterior.

Mais do que uma simples alteração de nomenclatura, houve uma mudança de foco. O IPT saiu de uma fase intimamente ligada à sua criação, dedicada exclusivamente à construção civil, e adotou uma abordagem multidisciplinar, marca de um conhecimento em constante movimento. Estas mudanças correspondiam àquela época de profundas transformações na sociedade paulista, no Brasil e no mundo. São Paulo e o Brasil, ainda sob o impacto da Revolução Constitucionalista, viam a Segunda Guerra bater às portas das nações ocidentais. Dificuldades e desafios importantes para a modernização brasileira, como os da construção de infra-estrutura adequada para a industrialização, exigiam aquisição, adaptação e produção de tecnologia. A atividade de pesquisa do Instituto diversificou-se, estendendo-se para áreas fundamentais como metalurgia e química.

O IPT é parte indissociável da história da tecnologia brasileira. Na emblemática década de 30, deu asas, pioneiramente, à indústria aeronáutica no País com o ‘Bichinho’, primeiro modelo de avião monomotor nacional produzido em série limitada. Hoje, o IPT aplica a ferramenta da multidisplinaridade na busca de soluções de problemas complexos em diversos campos ligados à produção ou às ações sociais de governos. Suas equipes dedicam-se a temas tão variados e atuais como biotecnologia, informática e telecomunicações, além de áreas de grande tradição como a construção civil, meio ambiente e materiais.

Serviço

Bate-papo IPT em 70 anos de transformações (www.ipt.br/tecnologia/chat)
Data: terça-feira, dia 6 de abril de 2004
Horário: das 11h às 11h50

Alberto Pereira de Castro – Presidente do Conselho de Orientação do IPT. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp), 1938. PD&E – Área de Metalurgia – especialidades: Metalografia e Fundição de Aços e Ferros Fundidos, 1936-1952. Gerência de Tecnologia, 1952-1985. Atividades no IPT: Diretor vice-presidente, 1995-1996. Diretor-superintendente, 1968-1985. Subchefe da Usina Experimental de Metalografia, 1941-1944. Ele participou dos trabalhos do setor de Produção Industrial da Coordenação de Mobilização Econômica, sob a chefia de Ary Frederico Torres, 1943-1944; dos trabalhos no setor metalúrgico da Comissão Mista Brasil-Estados Unidos, 1950; e do Grupo de Industriais, sob a chefia do Almirante Lúcio Meira, que apoiou o planejamento da indústria automobilística brasileira, 1952-1956.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)