Tecnologia: Técnica da microencapsulação é o tema do bate-papo do IPT desta terça-feira

Tecnologia consiste no acondicionamento de substâncias em escala microscópica

seg, 28/10/2002 - 21h06 | Do Portal do Governo

Você sabe qual é a técnica utilizada para que o sabor do chiclete seja liberado gradualmente ou para que o comprimido de vitamina C tenha efeito prolongado? Seu nome é microencapsulação e essa moderna técnica será o tema do bate-papo tecnológico do IPT nesta terça-feira, dia 29.

Por meio da microencapsulação é feito o acondicionamento de substâncias em escala microscópica. A tecnologia favorece o desenvolvimento de produtos diferenciados com novas propriedades funcionais e ‘inteligentes’ como a ação controlada em um meio específico. Com ela, pode-se modificar também a forma aparente e as propriedades físicas do material ativo, tais como a melhoria do índice de fluidez.

Os materiais normalmente microencapsulados são produtos da área farmacêutica (drogas, sais minerais e vitaminas), alimentícia (aromas e condimentos), agropecuária (bioinseticidas e pesticidas) e cosmética (perfumes, emolientes, entre outros). Para cada tipo de material ativo, bem como para sua aplicação específica, é avaliada a melhor técnica de microencapsulação: coacervação, secagem ou resfriamento por spray e co-precipitação em quase emulsão.

Data: terça-feira, dia 29
Horário: das 11 às 11h50
Tema: Microencapsulação
Debatedora: Maria Inês Ré – Pesquisadora, chefe do Laboratório de Tecnologia de Partículas do Agrupamento de Processos Químicos do IPT.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.