Tecnologia : STM coloca dados do sistema viário da Região de Campinas na Internet

As 19 prefeituras da região poderão ter acesso às informações

qui, 29/05/2003 - 20h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) deu o primeiro passo para disponibilizar, em ambiente de rede, dados sobre o projeto Sivim (Sistema Viário de Interesse Metropolitano) da Região Metropolitana de Campinas.

Foram contratados serviços de engenharia especializados para efetuarem os ajustes necessários no sistema de informações estratégicas do sistema viário da RMC. A previsão é que, no prazo de cinco meses, as 19 prefeituras da Região poderão acessar as informações disponibilizadas na Internet.

Atualmente sob a responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, o Sivim é o mapeamento das vias compartilhadas pelas 19 cidades da RMC e reconhecidas como de caráter e interesse metropolitanos por técnicos e administradores do Estado.

Além disso, o trabalho traz informações sobre os pontos críticos do sistema viário da região, apontando os investimentos necessários e as propostas de intervenções (como construção e pavimentação de vias) nas áreas de transporte e trânsito.

O Sivim é um instrumento importante para as áreas de transporte e trânsito das cidades da RMC, servindo de apoio às Prefeituras na solução de problemas viários.

A Região, que conta com 1.083 quilômetros de vias metropolitanas, é constituída pelos seguintes municípios: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Sivim em São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo, constituída por 39 municípios, já possui o seu Sivim. São ao todo 2.500 quilômetros de vias metropolitanas.

C.A