Tecnologia: Software permite monitorar até 20 estações de vazão de gás natural

Programa foi desenvolvido pela Poli da USP

ter, 30/09/2003 - 9h45 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da USP
Por Pedro Biava

Um software desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP é capaz de monitorar até 20 estações de controle de vazão de gás natural ao mesmo tempo, levando a uma medição mais precisa do produto. O programa pode ser instalado em microcomputadores com sistema Windows e permite maior controle do gás que é transportado e vendido. Tudo isso pode trazer economia para o setor.

O programa, que faz a medição da vazão e das variáveis de pressão e temperatura do gás, foi desenvolvido durante o mestrado de Osmel Reyes Vaillant, sob orientação do professor Claudio Garcia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Poli.

‘Nossa idéia era desenvolver um software que pudesse ser instalado em um micro com a simples colocação de uma placa de aquisição de dados’, conta Garcia. Atualmente, são usados aparelhos para fazer a medição, chamados computadores de vazão. Cada um deles custa milhares de dólares e corresponde a uma única estação de medição.

Garcia explica que o efeito da pressão e da temperatura é muito grande no caso do gás. Em temperaturas altas, por exemplo, a densidade diminui. Em um dia quente, em que a massa é menor por unidade de volume, ocorre perda de dinheiro pois a quantidade de massa do gás por metro cúbico é menor. Com o medidor da Poli isso é compensado e não há prejuízo.

Assim como existe o medidor de água, o gás também precisa ser medido. Como os montantes são muito altos (milhares de metros cúbicos), existem geralmente dois medidores de volume, o do vendedor e o do comprador, e o valor cobrado é calculado pela média dos dois. O programa desenvolvido na Poli faz uma medição compensando as diferenças de temperatura e pressão que ocorrem no ponto de medição. ‘O programa executa os cálculos para que a medição seja confiável na hora de fazer a cobrança’, explica o professor.

Aplicabilidade

O software já está pronto, mas o professor diz que ele ainda não é aplicável para o uso comercial pois sua base de dados ainda é vulnerável a alterações, o que pode ser usado para fins inescrupulosos.

‘Dificilmente alguém vai querer instalar no computador o programa para aplicações em transferência de custódia (compra e venda de gás), enquanto ele não for seguro contra modificações. Por isso estamos procurando parceiros que queiram ajudar a desenvolver um sistema inviolável, no qual o software possa ser instalado de forma segura’, completa.

O programa, em sua versão atual, está sendo aplicado com sucesso em Cuba, país de origem de Osmel Reyes Vaillant. ‘Como lá tudo é estatal, não há o risco de alguém querer levar vantagem sobre o outro, com isso o programa pode ser aplicado sem o medo de alguém mexer nele’, conta o professor. Por aqui, enquanto a questão da segurança não for resolvida, o uso pode ser interno, somente para que as empresas realizem controle ou monitoração da vazão compensada do gás, sem responsabilidade em seu valor de compra ou venda.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen/
V.C.