Tecnologia: Sistemas permitirão maior autonomia a robôs móveis

A pesquisa envolve alunos da USP desde a graduação até o doutorado

qua, 04/09/2002 - 20h18 | Do Portal do Governo

Em aproximadamente três anos, o Laboratório de Técnicas Inteligentes (LTI) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP estará construindo sistemas para fornecer alto grau de autonomia a robôs móveis, tornando-os capazes de realizar tarefas de navegação em ambientes desconhecidos. Para tanto, um grupo de pesquisadores do LTI trabalha na implementação de comportamentos reativos em robôs móveis do tipo Pioneers 2 DX, da ActivMedia robotics.

‘Podemos imaginar, por exemplo, robôs que transportem correspondências em escritórios ou que possam distribuir medicamentos em unidades hospitalares’, descreve a professora Anna Helena Reali Costa, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli.

Os comportamentos reativos permitirão que as pequenas máquinas possam caminhar, evitar colisões e desviar de obstáculos detectados por sonares. Também serão implantados nos robôs sistemas de visão computacional, permitindo a perseguição de alvos móveis. Anna Helena explica que as pesquisas estão evoluindo no sentido de o Laboratório formar uma equipe de robôs para realizar tarefas complexas, onde a coordenação entre eles é um
fator de extrema importância.

A pesquisa envolve alunos do Departamento desde a graduação até o doutorado. ‘Enquanto alunos de iniciação científica trabalham no desenvolvimento de programas para construção automática de mapas que serão implementados nos robôs, estudantes de mestrado trabalham com os sistemas de visão’, explica Anna.

‘Outro grupo de estudos, no programa de doutorado, vem pesquisando como acelerar os sistemas de aprendizado automático destas máquinas’, lembra. No Brasil, segundo a pesquisadora, ainda não existem robôs autônomos. ‘Mesmo no resto do mundo ainda não se tem notícia de robôs totalmente autônomos’, diz.

Mais informações pelo telefone (011) 3091-5397, com a professora Anna Helena Reali Costa ou pelo e-mail: anna.reali@poli.usp.br.