Tecnologia: Sistema operacional administrativo da Unicamp será modernizado

Novo software começará a ser implantado em 18 de novembro

sex, 08/11/2002 - 15h31 | Do Portal do Governo

A Unicamp vai trocar o sistema operacional de toda a administração por outro com tecnologia moderna de padrão Windows para dinamizar e integrar a rede de informação interna. Depois de avaliações técnicas, decidiu-se pela aquisição do programa desenvolvido pela Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência da Universidade Federal de Santa Maria do Rio Grande do Sul.

Pela previsão da universidade, o novo sistema começará a ser implantado no próximo dia 18 de novembro e não exigirá treinamentos dos usuários porque o programa é auto-explicativo. A partir de 2004 estará efetivamente em funcionamento. Durante esse período, especialistas das duas instituições trabalharão em conjunto na instalação, inserção de dados e adequações necessárias.

O programa vai permitir que os mais de 800 usuários trabalhem com dados contábeis e gerenciais e tenham mais facilidade em obter informações, relatórios e tabelas em vários formatos. O atual, que tem dez anos e foi desenvolvido pela universidade, estava ultrapassado e não comportava a inclusão de dados adicionais.

Antes da decisão sobre a compra, foi avaliada a possibilidade de criação do sistema por técnicos da Unicamp. A hipótese acabou sendo descartada porque consumiu muito tempo e custos altos. Também foi analisado o sistema Mercúrio desenvolvido pela USP. Constatou-se que seria necessário mudar o software e a equipe que o desenvolveu não teria condições de acompanhar todo o processo de instalação do sistema.

Da Agência Imprensa Oficial