Tecnologia: Secretário anuncia criação de quatro parques tecnológicos na abertura da Feimafe

João Carlos Meirelles ressaltou a importância do trabalho conjunto dentro do Mercosul

seg, 12/05/2003 - 17h33 | Do Portal do Governo

João Carlos Meirelles ressaltou a importância do trabalho conjunto dentro do Mercosul, além do fomento à pesquisa tecnológica como incentivos ao setor de máquinas-ferramenta

A 9ª edição da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (Feimafe) e a 7ª edição da Qualidade – Feira Internacional do Controle de Qualidade, foram abertas nesta segunda-feira, dia 12, com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Carlos Delben Leite.

Na ocasião o secretário João Carlos Meirelles anunciou a construção de quatro novos parques tecnológicos para o Estado de São Paulo, com o objetivo de tornar acessível a tecnologia de ponta desenvolvida por núcleos como a Unicamp, USP e Unesp, entre outros, para pequenos e médios produtores. ‘Estamos inaugurando um novo modelo de desenvolvimento econômico. Precisamos corrigir a deformação demográfica que aconteceu no Estado de São Paulo, devido à concentração de mão-de-obra nas regiões da capital, Santos, Campinas e São José dos Campos, por exemplo. Para se ter uma idéia, temos hoje cerca de 24 milhões de habitantes morando em 29 municípios das regiões acima, sendo que, em contrapartida, temos 14 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios paulistas que não possuem infra-estrutura industrial e não têm acesso a esta informação’, afirmou Meirelles.

O secretário disse ainda em seu discurso que o setor de máquinas-ferramentas poderia ser chamado de ‘indústria das indústrias’. O secretário afirmou ainda, durante a abertura do evento, que acredita no trabalho conjunto com a Argentina e o Mercosul na ampliação e conquista de novos mercados e destacou a importância do quesito qualidade dos produtos. ‘Sabemos que competitividade é igual a preço mais qualidade certificada. Por isto é importante um sistema eficiente de metrologia e a criação de regras e parâmetros funcionais para assegurar o alto nível da nossa produção’, finalizou João Carlos Meirelles.

O diretor-geral dos eventos, Evaristo Nascimento, destacou a participação maciça de empresas estrangeiras. ‘Contamos hoje com 1287 expositores, sendo 604 mil destes constituídos por empresas internacionais e 683 por empresas nacionais’. A direção da Feimafe 2003 estima a visitação de 55 mil visitantes brasileiros e 1,3 mil estrangeiros vindos de 30 países.

O presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, afirmou durante a solenidade de abertura da Feimafe e Qualidade 2003 que o setor era uma ‘indústria básica’ em qualquer economia. ‘O Brasil ocupa hoje a 13ª posição mundial no ranking de exportações. Exportamos em 2002 cerca de US$ 100 milhões’, declarou.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Estado da Secretaria da Pequena e Micro-Empresa da República Argentina, Julio Massara; do diretor-geral da Feimafe 2003, Evaristo Nascimento, e do presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, Newton de Mello.

A 9ª Feimafe e a 7ª Qualidade acontecem até este sábado, dia 17, no Anhembi, em São Paulo.


9ª Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
– Data: 12 a 17 de Maio de 2003
– Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
– Horários: 2ª a 6ª das 10h às 19 horas, sábado, das 9h às 17 horas
– Entrada gratuita mediante comprovante de vínculo do setor
– É proibida a entrada de menores de 16 anos.


7ª Qualidade – Feira Internacional do Controle da Qualidade
– Data: 12 e 17 de Maio de 2003
– Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
– Horários: 2ª a 6ª feira das 10h às 19 horas, sábado, das 9h às 17 horas
– Entrada gratuita mediante comprovante de vínculo do setor
– É proibida a entrada de menores de 16 anos.