Tecnologia: Satélite canadense faz mapas com detalhes topográficos

Sistema realiza captação de imagens, principalmente dos solos da Amazônia

ter, 29/10/2002 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Amazônia atrai a atenção mundial pela sua biodiversidade, seus recursos minerais e áreas ainda intocadas. Mas o olho humano, as câmeras fotográficas ou mesmo os sensores ópticos a bordo de aeronaves ou satélites têm enormes dificuldades em desvendá-la por completo, principalmente em relação à variação de altitude do terreno. Encoberta quase todo o tempo pelas nuvens que integram seu clima e pela fumaça freqüente das queimadas, a região ainda é de difícil mapeamento. O céu começou a clarear, no entanto, desde que, há dois anos, uma empresa de São José dos Campos, a Geoambiente, detectou nessa dificuldade uma boa oportunidade de avançar no desenvolvimento de sistemas para uma melhor captação de imagens, principalmente dos solos da Amazônia.

A empresa criou um projeto, financiado pelo Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, que propõe a autocapacitação para extrair das imagens orbitais do satélite Radarsat-1 material para confecção de cartas topográficas atualizadas e mais precisas. Com escala de 1:250.000 (cada centímetro no papel equivale a 2.500 metros no terreno), muitas cartas que retratam a Amazônia não contêm dados de altimetria, que permitem conhecer a topografia da superfície.

O Radarsat-1, lançado em 1995, foi desenvolvido pela Canadian Space Agency (CSA), a agência espacial canadense, como o primeiro sistema comercial para monitorar recursos naturais e mudanças ambientais do planeta. Esse satélite é equipado com um sensor imageador de microondas, chamado de Radar de Abertura Sintética (Synthetic Aperture Radar – SAR), que permite ‘ver’ em condições climáticas adversas e também durante a noite. Da mesma forma, captura imagens em diferentes ângulos de observação, as quais, combinadas em computador, possibilitam a obtenção de dados de altimetria das áreas observadas, ou seja, de mapas em três dimensões, com detalhes das elevações do terreno.

Leia a matéria completa no site da Fapesp.