Tecnologia: São Paulo ganha o primeiro parque tecnológico do País

Evento apresentará resultados de empresas incubadas que transformaram projetos científicos em produtos

ter, 13/08/2002 - 12h30 | Do Portal do Governo

O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) divulga nesta quarta-feira, dia 14, os detalhes sobre a implantação do primeiro núcleo do Parque Tecnológico de São Paulo, que prevê um investimento de cerca de R$ 3 milhões, financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e grupo investidor paulista. Na ocasião, será anunciada também a abertura de edital para 30 novos empreendimentos inovadores que farão parte do quadro da incubadora a partir do próximo ano.

Simultaneamente a coletiva do Cietec, será realizado o Café Tecnológico, evento para apresentação de resultados de empresas incubadas que transformaram projetos científicos e tecnológicos inéditos em produtos e soluções usadas e procuradas pela indústria nacional. São exemplos de como a pesquisa científica nacional está empenhada em produzir soluções que, inclusive, resguardam o meio ambiente e o ser humano.

Entre os destaques das apresentações estão uma máquina de alisar roupa a vapor, primeira do mundo, que economiza cerca de 65% do consumo elétrico do ferro de passar, inventada e desenvolvida por brasileiros; software que ensina e orienta aos leigos todos os trâmites de investimento em ações e mecanismos da bolsa de valores; colas adesivas que não prejudicam a saúde dos trabalhadores e não poluem o meio ambiente; um aquecedor solar para água de baixo custo; uma nova forma de iluminação a gás não poluente para residências no futuro, um localizador inédito de nervos para cirurgias que permite sem erros a aplicação de anestesia, material para enxertia óssea, e por fim, a célula combustível que será usada em motores de carros movidos à hidrogênio e ainda em geradores de energia para a indústrias, que não poluem o meio ambiente.

Data: 14/08 – quarta-feira
Horário: 10h
Local: Cietec -Av. Lineu Prestes 2242, Cidade Universitária (Acesso pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – em frente ao Hospital Universitário).

Confirmação de presença pelo fone (11) 5539.1509 com Karina Miotto ou Josi Castro ou por email josi@tramaweb.com.br ou karina@tramaweb.com.br