Tecnologia: Sabesp firma convênio com empresa americana para expansão do Aqualog

Interesse da empresa pela tecnologia Aqualog surgiu após uma demonstração do produto

qua, 23/04/2003 - 15h06 | Do Portal do Governo

AQUALOG: Tecnologia Sabesp expandindo fronteiras

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, firmou convênio com a empresa americana Signet Scientific Company (pertencente ao grupo suíço Georg Fischer Inc. e responsável pela fabricação de equipamentos de automação em diversos setores) para expansão da tecnologia Aqualog; a tecnologia de sistemas de automação de estações de tratamento de água e de esgotos, com o conhecimento norte-americano no assunto.

O interesse da empresa americana pelo Aqualog surgiu após uma demonstração do produto, no final do ano passado, quando foram confirmados os bons resultados no aperfeiçoamento das operações dos sistemas de tratamento de água e de efluentes, com menores custos operacionais e a possibilidade de total supervisão das fases do processo de tratamento.

A primeira estação de água ‘inteligente’ do Brasil foi automatizada em 1996, por técnicos da Sabesp, no município de Tapiraí ,região do Vale do Ribeira. O desenvolvimento e o conhecimento obtidos ao longo deste tempo deram à Sabesp o conhecimento e a experiência necessários para validar os equipamentos da empresa americana, com base em resultados já obtidos em estações que já contam com o Aqualog.

Atualmente, em todo o Vale do Ribeira existem 19 ETA’s automatizadas e a previsão é que, em breve, o Aqualog seja implantado em 18 estações da Região Metropolitana de São Paulo. No tratamento de esgotos, esta tecnologia já está sendo desenvolvida em municípios, como: Caraguatatuba, Ubatuba, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga e Juquitiba.

O Aqualog também já foi implantado em sistemas autônomos, como os de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina; Aparecida, em São Paulo e Itapetinga, na Bahia.