Tecnologia: Poli desenvolve aplicações multimídias móveis

Objetivo é promover tecnologia para meios eletrônicos sem a utilização de fios

qua, 23/10/2002 - 13h09 | Do Portal do Governo

A partir de novembro, pesquisadores e estudantes da USP terão acesso a uma infra-estrutura que possibilitará o desenvolvimento de aplicações multimídia móveis em computadores de mão, os PDAs, e laptops. No próximo dia 31 de outubro, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP receberá da empresa de semicondutores Intel o primeiro Laboratório Multimídia Sem Fio do Brasil.

A iniciativa faz parte de um convênio entre a Poli e a Intel e busca promover tecnologia para meios eletrônicos interativos via Internet, sem a utilização de fios.

‘Com apenas um ‘click’ ou um comando de voz será possível ligar ou desligar um aparelho doméstico, mesmo sem estar em casa, viabilizando o conceito de lar virtual home (lar virtual)’, exemplifica o professor Marcelo Zuffo, do LSI e um dos responsáveis pelo Laboratório. Ele explica que o suporte necessário aos computadores portáteis serão viabilizados por duas bandas de comunicação: uma de 54 megabits por segundo e outra de 11 megabits por segundo. ‘Isso eqüivale a uma velocidade mil vezes superior a dos modems atuais.’

Na área de telemedicina, Zuffo conta que o objetivo é realizar videoconferências utilizando PDAs. ‘Além disso, os médicos terão à mão acesso aos prontuários de seus pacientes em tempo real.’ Outra aplicação será o controle, também por PADs, da Caverna Digital – sistema de realidade virtual de múltiplas projeções que permite a imersão total dos usuários em mundos virtuais gerados por computadores em tempo real, concluída em janeiro de 2001. Com isso, Marcelo Zuffo pretende, em breve, operar o sistema de sua própria casa.