Tecnologia: Plástico biodegradável é desenvolvido a partir do açúcar

Produto ganha espaço no mercado internacional

seg, 07/10/2002 - 17h35 | Do Portal do Governo

Açúcar e álcool deixaram de ser os únicos produtos de importância comercial extraídos da cana. Agora, incorpora-se a essa dupla a produção de plástico biodegradável a partir do açúcar. Desde dezembro de 2000, a PHB Industrial, pertencente ao grupo Irmãos Biagi, de Serrana (SP), e ao grupo Balbo, de Sertãozinho (SP), tem capacidade de produzir em uma planta piloto entre 4 e 5 toneladas mensais do biopolímero a partir da sacarose presente no açúcar. Toda a produção obtida na planta industrial da empresa, que fica ao lado da Usina da Pedra, em Serrana, é exportada para países como Estados Unidos, Alemanha e Japão.

‘Pretendemos iniciar nossa operação comercial entre 2004 e 2005 com a construção de uma planta com capacidade para produzir 10 mil toneladas por ano de bioplástico’, afirma o físico Sylvio Ortega Filho, responsável pelo desenvolvimento do plástico biodegradável na PHB, empresa que recebe financiamento do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP. ‘Não conhecemos nenhuma outra indústria no mundo que tenha produção comercial desse tipo de resina bioplástica’, diz Ortega Filho.

O desenvolvimento tecnológico desse polímero, passível de rápida decomposição por microrganismos quando descartado em aterros sanitários, lixões ou exposto a ambientes com bactérias ativas, é resultado de uma parceria bem-sucedida entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP). Os primeiros estudos sobre o tema foram realizados no começo dos anos 90 e, dez anos depois, o país é reconhecido como um dos mais avançados centros mundiais em pesquisa e desenvolvimento de bioplásticos.

Leia a matéria completa de Yuri Vasconcelos no site www.revistapesquisa.fapesp.br