Tecnologia: Pesquisas do IPT ajudam aumentar a produtividade da siderurgia nacional

Bate-papo pela internet será nesta terça-feira, dia 24

seg, 23/06/2003 - 14h26 | Do Portal do Governo

A competitividade do mercado mundial de aço exige de empresas preocupação constante com o fomento de novas tecnologias produtivas. Sabendo disso, a Villares, uma das maiores empresas do setor no País, desenvolve, desde 1997, um projeto conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT) e a Universidade de São Paulo (USP) que objetiva o desenvolvimento de cilindros de laminação mais eficientes e confiáveis.

O cilindro é um dos principais componentes do laminador, equipamento responsável pela produção de chapas de aço em siderúrgicas. Como está sujeito a altas temperaturas e a esforço mecânico constante, ele sofre grande degradação, precisando ser trocado e reparado de tempos em tempos.

Durante a troca de um cilindro, é necessário paralisar a linha de produção, afirma o pesquisador Mario Boccalini, do Laboratório de Fundição do IPT. Isto implica em perdas de produtividade consideráveis.

As instituições envolvidas no projeto desenvolvem estudos de degradação do material e também projetos de ligas metálicas para cilindros que sofrem menos desgaste e são mais adequadas a cada tipo de processo de laminação.

O resultado disso é o aumento de produtividade nas siderúrgicas e de qualidade no produto final. Boccalini irá falar, no bate-papo desta terça-feira, dia 24, a respeito dos materiais mais empregados na produção de cilindros e dos mais adequados a cada tipo de situação, além dos avanços tecnológicos alcançados pelo IPT na área.

Serviço:
Dia: Terça-feira,dia 24/06/2003
Horário: das 11h00 às 11h50
Tema: Materiais para Cilindros de Laminação a Quente de Tiras de Aço
Debatedor: Mário Boccalini Jr. – Pesquisador do Laboratório de Fundição do IPT. Engenheiro metalurgista e doutor em engenharia pela Epusp. Coordenador do projeto ‘Centro de Desenvolvimento de Cilindros-CDC’

www.ipt.br/tecnologia/chat

Da Assessoria de Imprensa do IPT

V.C.