Tecnologia: Parceria USP/Petrobras cria centro de pesquisa

Está prevista para 2005 a inauguração do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente, em Cubatão

ter, 09/03/2004 - 8h38 | Do Portal do Governo

Está prevista para 2005 a inauguração do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), em Cubatão, São Paulo, resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Petrobras.

A Petrobras terá, em contrapartida, a regularização da licença de duas unidades produtivas da sua refinaria naquele município, as Unidades de Craqueamento Catalítico e de Tratamento, responsáveis pela produção de diesel ecológico. O Cepema será erguido na área sul da Refinaria Presidente Bernardes, em terreno doado à USP.

Orçado em R$ 10,8 milhões, o projeto prevê a construção de seis laboratórios, seis salas de aula, auditório, área de documentação, almoxarifado, salas de apoio e alojamentos para pesquisadores e professores. O Cepema terá Centro de Triagem e Reabilitação de Animais da Fauna Silvestre e um Viveiro de Mudas da Mata Atlântica, além de sistemas para tratamento de efluentes hídricos e para segregação, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos.

No novo Centro serão desenvolvidas atividades de pós-graduação e extensão nas áreas de gestão de preservação dos recursos naturais (gestão ambiental, de resíduos e de recursos humanos), visando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências na área ambiental.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)