Tecnologia: Parceria produz aço mais competitivo

O Centro de Desenvolvimento de Cilindros inaugurado nesta segunda-feira, dia 10, reúne a Poli/USP, IPT e Villares Sidenor

seg, 10/09/2001 - 19h11 | Do Portal do Governo

Cilindros são ferramentas básicas para a laminação de aço. Sempre aos pares e por compressão, cilindros de grande porte achatam e alongam lingotes de aço derretido, moldando-o em tiras.

Podem ser ajustados para produzir tiras de diferentes espessuras, desde chapas grossas para blindagem até material para o capô de carros. Em busca de vantagens competitivas para a disputa de mercados globalizados, a Villares Sidenor uniu-se ao Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP e à Divisão de Metalurgia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Segundo Miguel Angelo de Carvalho, gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Cilindros da empresa, a parceria com a Universidade começou há cerca de oito anos. Um ano depois o IPT juntou-se ao grupo. ‘A unidade de pesquisa que se inaugura agora na Poli/USP, denominada CDC – Centro de Desenvolvimento de Cilindros, é fruto dessa parceria e vai proporcionar treinamento ao pessoal ligado não só à Universidade, mas também a outros centros especializados na área de cilindros em diversas regiões do País’, prevê Carvalho.

O professor Amilton Sinatora, da Poli/USP, informa que o objetivo das pesquisas é desenvolver cilindros mais resistentes para laminação a quente – produção chapas grossas – e a frio – chapas finas. Carvalho lembra que depende dos cilindros a produtividade de laminados numa siderúrgica e também a qualidade das tiras de aço produzidas.

As mudanças tecnológicas se aceleraram muito nos últimos anos. ‘As mudanças nos cilindros envolvem materiais, processos de fabricação e de aplicação.’ A velocidade das mudanças decretou o fim da estratégia anterior nesta área, onde era fundamental ser ágil para copiar tecnologias de países mais adiantados. ‘Hoje, as empresas precisam criar tecnologia e por isso é cada vez mais importante a parceria com centros de pesquisa capacitados, para implementar ciclos de melhoria de produto’, avalia Mário Boccalini Júnior, pesquisador do IPT.

Carvalho destaca a presença da Fapesp no apoio à pesquisa também no campo de cilindros. ‘O programa Parceria para Inovação Tecnológica da Fapesp – diz ele – apoiou o projeto de desenvolvimento de cilindros de aço rápido para laminadores de tiras a quente; este apoio é particularmente importante, pois já estamos diante de novo avanço tecnológico que será o desenvolvimento de cilindros microligados para cadeiras acabadoras em laminação de tiras a quente.’

O secretário paulista da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, estará presente à inauguração da nova unidade de pesquisa.