Tecnologia: Parceria com a Intel traz para a Unesp laboratório de tecnologia sem fio.

A partir da reconhecida competência das universidades brasileiras, Intel pretende movimentar mercado global de tecnologia sem fio

qua, 11/12/2002 - 17h20 | Do Portal do Governo

Acessar a Internet por meio de computadores de mão (palmtops), ligar o microondas via celular, assistir a vídeos e conversar através de notebooks conectados a redes sem fio são sonhos que podem estar mais perto do que se imagina. Graças à Intel, a vanguarda da tecnologia de operações a distância chega ao País. A maior fabricante mundial de microprocessadores escolheu o Brasil para sediar a primeira Rede de Pesquisas em Tecnologias Móveis do mundo, a Wireless Competence Network. O objetivo da gigante norte-americana é desenvolver no Brasil tecnologia de novos aplicativos e dispositivos capaz de movimentar o mercado mundial.

A montagem dessa rede de estudos é parte dos compromissos assumidos pela Intel, junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, com sua adesão ao Programa Nacional de Microeletrônica. A rede, a princípio, contará com dois Wireless Competence Centers compostos por dois grupos de pesquisadores: um no Departamento de Computação da Faculdade de Ciências (FC), da UNESP, campus de Bauru, e outro na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Inicialmente, esses laboratórios serão responsáveis por projetos de pesquisas e atividades de ensino, assumindo, a curto prazo, importante papel no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, além de apoiar a indústria nacional de informática.

Na UNESP, o Competence Center será instalado no Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA), do Departamento de Computação da FC. A inauguração prevista para o dia 10 de dezembro contará com a presença de Wendy Hawkins, diretora mundial de educação da Intel Corporation; Paulo Cunha, country manager da Intel Brasil; Ruy Castro, gerente de programas de educação da Intel Brasil, e André Batista Silva, gerente de relações governamentais da Intel Brasil.

O pesquisador na área de planejamento tecnológico, professor Eduardo Morgado, coordenador do LTIA e do Projeto Wireless Competence, explica que a escolha da Universidade para sediar o Laboratório deve-se ao apoio que a Intel tem oferecido à Faculdade desde 1999. ‘Esses projetos já renderam ao Departamento de Computação a doação de mais de 50 microcomputadores, servidores e equipamentos de rede’, ressalta.

Segundo o especialista em redes e colaborador do Projeto, Wilson Massashiro Yonezawa, um laboratório desse nível instalado na Faculdade contribui, não só para a produção científica, como também para a formação dos alunos, com importante impacto no desenvolvimento de um parque tecnológico na cidade.

Os laboratórios são equipados com dispositivos que funcionam por sinais infravermelhos ou antenas que os conectam em rede. Essa tecnologia sem fio, chamada wireless, permitirá a comunicação sem a necessidade das fiações e a distância dos enormes PCs. ‘Desse modo, a instalação das redes poderá dispensar os metros e metros de fios que interligam os computadores, garantindo mobilidade’, explica Yonezawa. De acordo com Morgado, ao longo de 2003, o Laboratório poderá contar com novos equipamentos que permitirão o desenvolvimento de dispositivos e aplicações de multimídia móveis, celulares ou computadores portáteis que permitam o acesso à internet e a redes.

Os docentes Humberto Ferasoli e René Pegoraro, do Departamento de Computação, também fazem parte do projeto e se preparam para utilizar a tecnologia wireless nas áreas de robótica e automação industrial. ‘O projeto é ambicioso e desafiador, devendo envolver tanto os professores da Faculdade de Ciências, como os de outras unidades, como da Faculdade de Engenharia’, afirma Ferasoli.

O Competence Center da UNESP pretende concentrar sua atuação nas áreas de Educação, robótica e automação doméstica. ‘A casa do futuro é uma das alternativas de aplicação dessa tecnologia. Via celular, por exemplo, pode-se acionar eletrodomésticos, acender luz, entre outras atividades.’, explica Yonezawa.

De acordo com Morgado, a criação de softwares também será um dos grandes desafios à equipe. ‘Para garantir o melhor desempenho possível, os programas utilizados em dispositivos móveis precisam ser otimizados a fim de consumirem poucos recursos’, ressalta. Ao todo, cinco centros serão abertos até o final de 2003, formando uma rede acadêmica para pesquisa, ensino e prestação de serviços. Cada centro atuará em áreas específicas, mas de forma coordenada. Todo o investimento em equipamentos necessários para a montagem desses Competence Centers será doado pela Intel às universidades participantes.

Educação para o futuro

Paralelo a este investimento dos Competence Centers, a Intel também doou à Faculdade de Ciências um laboratório pedagógico completo, composto por 20 microcomputadores e um servidor de redes com o objetivo de viabilizar a implantação do Programa Intel Educação para o Futuro. Esse programa é parte da iniciativa Intel Innovation in Education, um esforço global para auxiliar professores a explorar as possibilidades que a tecnologia oferece para o processo de ensino.

A Faculdade de Ciências, campus de Bauru, foi a primeira faculdade no Brasil a receber a doação e pioneira na implementação do Programa na modalidade ‘pré-service’, isto é, voltado para a capacitação de futuros professores. O Programa, sob a coordenação da matemática Maria José Lenharo Morgado, do Departamento da Matemática, conta com a participação de outros cinco docentes, dos Departamentos de Física, Biologia, Química, Matemática e Educação, e atende cerca de 180 alunos. ‘Para 2003, pretendemos aumentar o número de alunos beneficiados, iniciando também o desenvolvimento de projetos junto a escolas públicas de Bauru’, afirma a matemática.

O programa Intel Educação para o Futuro utiliza uma metodologia de ensino própria, desenvolvida para apoiar os professores do ensino superior na utilização da tecnologia da informação em suas aulas. Segundo Maria José, a capacitação dos alunos de licenciatura é outro objetivo do programa. ‘O que se pretende é criar uma cultura de utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem dos conteúdos das diversas disciplinas.

De acordo com a docente, a metodologia do Programa pode ser utilizada no todo ou em parte, em disciplinas regulares ou optativas. ‘Além da doação do laboratório, a Intel ofereceu um workshop de capacitação para o primeiro grupo de professores interessados, além de todo o material didático necessário para professores e alunos’, finaliza.