Tecnologia: O setor florestal na era do genoma

Projeto Forests apresenta as conclusões em seminário em Piracicaba

seg, 18/02/2002 - 11h29 | Do Portal do Governo

O projeto Forests ou Genoma Eucalipto, anuncia a conclusão do seqüenciamento de 110.000 ESTs (sequências expressas) de Eucalyptus durante seminário realizado nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, no Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), em Piracicaba.

O projeto Forests é uma parceria entre um consórcio formado por quatro empresas do setor florestal (Votorantim Celulose e Papel, Companhia Suzano, Duratex e Ripasa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vincula à Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as três universidades estaduais (USP, UNICAMP e UNESP).

A conclusão da primeira etapa do projeto Forests, com um mês de antecedência, representa um passo importante na construção de um banco de dados com informações sobre os genes de interesse para o setor. O Brasil está entre os três maiores fornecedores mundiais de papel para imprimir, é o segundo maior exportador de fibra curta e o primeiro no caso de fibras produzidas a partir do eucalipto, detendo 45% das vendas desta fibra (Fonte: BNDES).
   
Até o momento já foram identificados os principais genes envolvidos na biossíntese da lignina (composto fenólico presente na fibra, que demanda uma série de processos químicos para a sua extração da pasta celulósica). Outros genes de interesse para a produção de celulose também já foram identificados. Do total de 110.000 ESTs seqüenciadas, foram formados aproximadamente 27.500 clusters (grupos de seqüências com similaridades entre si), dos quais em torno de 21.000 referem-se a genes conhecidos e cerca de 6.800 (aproximadamente 25%) são genes novos, ou seja, não têm representantes já seqüenciados depositados nos bancos de dados internacionais.

Os pesquisadores já iniciaram uma grande “mineração” dos dados para identificar e organizar os principais genes a serem utilizados na segunda fase do projeto. Nessa etapa será identificada e estudada a expressão dos genes relacionados à qualidade da madeira, produção de celulose e lignina, comprimento da fibra, densidade da madeira, resistência a doenças e ao frio, estresse hídrico, entre outros, com o objetivo de acelerar o ciclo de crescimento do eucalipto e melhorar a qualidade da madeira. Para selecionar os genes relacionados a essas características, serão utilizadas as tecnologias de microarrays (que permite analisar milhares de genes ao mesmo tempo) e de marcadores moleculares, entre outras.
   
De posse das informações geradas a partir das pesquisas do Forests, o consórcio de empresas já definiu sua posição para garantir o controle do patrimônio intelectual gerado pelo projeto. O acordo firmado prevê que as informações serão compartilhadas igualmente, uma vez que as quatro empresas fizeram o mesmo investimento no projeto.
 
O encontro conta com a participação do pesquisador Matias Kirst, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, que desenvolve projetos genomas de árvores como Pinus e outros materiais.