Tecnologia: Novo laboratório é capaz de reduzir em até dez vezes uma planta industrial

Laboratório foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 27

seg, 27/09/2004 - 21h41 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, inaugurou nesta segunda-feira, dia 27, o Laboratório de Microfluídica, exclusivo para micro e nanotecnologia, ramo do conhecimento científico voltado a estruturas infinitesimais, em todos os segmentos industriais imagináveis.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, a presença do IPT na política de desenvolvimento do Estado de São Paulo está mais do que fundamentada com a inauguração desse laboratório. Melhor ainda: IPT e USP estão juntos nessa empreitada, já que serão utilizados, em forma de rede, equipamentos e infraestrutura do Instituto e da Escola Politécnica da USP.

“Nós, do Governo do Estado de São Paulo, temos orgulho de constatar as competências da USP e do IPT afinadas em torno de projetos como este. A inauguração desse laboratório segue a nova orientação da Secretaria, no sentido de atuar em áreas estratégicas, com possibilidade de agregar tecnologia a todos os produtos, desde química até equipamentos”, afirmou Meirelles.

Este é o primeiro laboratório do país voltado a razões muito pequenas, medidas em unidades como mililitros/hora ou microlitros/minuto. O secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Lourival Carmo Mônaco, explica que o laboratório vai viabilizar o desenvolvimento tecnológico capaz de produzir benefícios diretos às pessoas: “Os benefícios atingirão todos os segmentos da indústria, desde a indústria farmacêutica, equipamentos médico-hospitalar, maquinário industrial, plástico, passando pelos mais variados setores. A nanotecnologia não é uma tecnologia perceptível a olho nu, mas de extrema importância para a vida das pessoas”.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
C.A.