Tecnologia: Mostra na Capital apresentará trabalhos da Unesp e das Fatecs

Evento começa na segunda-feira, dia 28

sex, 25/10/2002 - 8h22 | Do Portal do Governo

A mostra de Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O evento, que será aberta pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Ruy Martins Altenfelder, reunirá cerca de 160 trabalhos de mais de cem pesquisadores da Unesp e das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Marcos Macari, o objetivo desse evento é apresentar para empresas, instituições públicas e organizações não governamentais o que a Universidade realiza. ‘Com isso, o setor produtivo poderá aproveitar esse conhecimento para gerar mais riquezas para os brasileiros’, comenta Macari.

O pró-reitor enfatiza que a mostra reunirá trabalhos que vão de softwares educacionais até pesquisas com anticorpos monoclonais. Um exemplo é o trabalho que utiliza recursos da nanotecnologia, liderado pelo físico José Arana Varela, do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química (IQ), campus de Araraquara.

O grupo produziu um reagente especial conhecido como óxido de nióbio, utilizado na fabricação de materiais de alta tecnologia, como sensores eletrônicos. ‘Nossa preocupação ao organizar esse evento foi dar um enfoque amplo às atividades da Universidade, da geração de conhecimento à inovação tecnológica propriamente dita’, esclarece Macari.

Além dos painéis e sessões orais em que os pesquisadores apresentarão sua produção, o evento terá debates e conferências, como a do diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Jorge de Paula Ávila, que fará um balanço do financiamento à pesquisa no País nos últimos anos. Ávila considera importante a iniciativa de realização da Mostra. ‘É preciso criar canais de comunicação entre a produção acadêmica e o setor empresarial’, comenta. ‘Em vez de ficar esperando, a universidade deve fazer sugestões para garantir esse contato.’

Programação

Dia 28
18h30 – Sessão de abertura, com a presença do secretário Ruy Altenfelder

19h – Conferência “Fomento à inovação no Brasil: balanço (1998-2002) e
perspectivas”, com Jorge de Paula Ávila, diretor da Finep

Dia 29
9h às 19h – Painéis e sessões orais de apresentação dos trabalhos,
com pesquisadores da UNESP e das Fatecs

10h30 – Conferência “O apoio à pesquisa para a inovação tecnológica: a ação da Fapesp”, com Regina Gusmão, assessora-técnica da Fapesp

14h – Conferência “Tecnologia e agenda do desenvolvimento”, com João Furtado, professor da Unesp

16h30 – Reunião com pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Unesp, USP e Unicamp, UFSCar e Unifesp, para debater o tema “A quem pertence o conhecimento gerado na universidade pública?”

Dia 30
9h às 18h – Painéis e sessões de apresentação

10h30 – Conferência “Patente: proteção da propriedade do conhecimento e fonte de informação”, com o professor Raimundo Nonato, da PUC-Campinas

16h30 – Sessão de encerramento, com o professor Carlos Vogt, presidente do Conselho Superior da Fapesp

Do site da Unesp