Tecnologia: Metrologia de Fluídos é tema de bate-papo do IPT

Chat será na próxima terça-feira, dia 31, às 11 horas

seg, 30/05/2005 - 10h08 | Do Portal do Governo

O bate-papo do IPT da próxima terça-feira, dia 31, aborda a importância dos sistemas de medição de vazão para controle no processo industrial

Segundo o pesquisador Kazuto Kawakita, do setor de Metrologia de Fluídos do IPT, a medição da vazão de fluidos é elemento fundamental no processo de produção industrial em termos de aspectos financeiros, legais e de qualidade. ‘Na indústria, a medição é um fator indispensável para que se produza com qualidade, segurança e exatidão’, afirma ele.

A área metrológica atua em diversos campos. ‘Ela abrange quase tudo’, afirma Kawakita. No setor industrial, ela atende a indústrias química, alimentícia e metalúrgica. Os tipos de medidores de vazão são inúmeros e bastante diversificados, cada um específico para um tipo de medição. A engenharia e a medicina também dependem de medições precisas. O pesquisador lembra a importância da medição de fluídos orgânicos na hemodiálise.

A sociedade em geral também se beneficia com os serviços da metrologia. ‘Através deles, o consumidor pode controlar o seu recebimento de água e gás, por exemplo. Esse controle protege os direitos do consumidor’, diz Kawakita. Ele ainda reforça que a medição da vazão deve ser regulada e regulamentada por órgãos competentes, como a ANP (petróleo e gás natural) e Inmetro.

O IPT atua na parte técnica de todas as áreas que envolvem a metrologia, tanto as de grande como as de pequena vazão. O trabalho do Instituto se concentra na calibração de medidores líquidos e gasosos e no aspecto científico que garante a exatidão das medições. Além do setor industrial, o IPT atua no sistema de saneamento básico e em empresas como a Petrobrás. ‘O IPT tem a maior capacitação nacional nesse tipo de trabalho’, afirma Kawakita.

Outro exemplo de onde a metrologia atua é na medição da ação dos ventos em estruturas construídas. Para Kawakita, é importante que essas estruturas, principalmente as que concentram grande número de pessoas, como casas de shows, passem por testes. Para esses casos, o IPT dispõe de um túnel de vento para a realização de ensaios em modelos a fim de se checar se a estrutura foi bem projetada e suporta abalos, como fortes ventanias.

Atualmente o IPT tem desenvolvido estudos na homologação de aeronaves da Embraer. Os testes têm como objetivo avaliar os níveis de contaminação, pureza e outros fatores do ar interior da cabine de passageiros.

Para participar ou saber mais sobre o Bate-papo do IPT acesse o link http://www.ipt.br/tecnologia/chat/

Da Assessoria de Imprensa do IPT