Tecnologia: Livro marca aniversário de 105 anos do IPT

Evento comemora também os 60 anos da Associação Brasileira de Metalurgia

qua, 21/07/2004 - 16h52 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Metalografia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lança, durante o 59º Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia (ABM) Internacional, que vai até esta quinta-feira, dia 22, no Frei Caneca Shopping & Convention Center, em São Paulo, o livro “Metalografia e Análise de Falhas”, que seleciona 41 casos de falhas em produtos metálicos ocorridas desde 1933.

O lançamento do livro comemora o aniversário de 105 anos do Instituto e no evento que marca os 60 anos da Associação Brasileira de Metalurgia, instituições que tiveram suas histórias estreitamente interligadas.

Na abertura do Congresso foi feita uma homenagem a um dos fundadores da entidade, o Engº Miguel Siegel, com a entrega da Medalha de Ouro ABM. Em nome dos pioneiros da associação, falou o presidente do Conselho de Orientação do IPT, Alberto Pereira de Castro, que fez um histórico do nascimento da ABM, fundada nas dependências do IPT, onde funcionou durante os primeiros anos. Em seu discurso, Pereira de Castro lembrou que a fundação da ABM se confunde com a própria história da metalurgia no País e de seu desenvolvimento industrial, especialmente a partir de 1942, quando o Brasil entrou na 2ª guerra mundial.
(íntegra do discurso de Alberto Pereira de Castro)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, participou da abertura, e salientou o apoio do IPT na fundação da ABM e na consolidação da metalurgia no País.

Análise de falhas garante segurança e qualidade

Geralmente as falhas dos produtos metálicos ocasionam prejuízos financeiros muito superiores ao custo unitário do componente fraturado, além de, em alguns casos, colocar em risco vidas humanas. Investigar as causas dessas falhas e propor soluções para evitá-las é o que faz o Laboratório de Metalografia e Análise de Falhas do IPT.

Inicialmente, o Laboratório estudava falhas ocorridas em materiais importados, como trilhos e eixos ferroviários. O livro conta alguns casos ocorridos durante a Segunda Guerra, como falhas em materiais de procedência americana adquiridos pela indústria brasileira, em substituição a materiais tradicionalmente importados da Europa. O IPT precisou corrigir falhas ocasionadas pela desatenção dos fornecedores americanos a especificações originais européias.

Outra contribuição importante do laboratório, relatada no livro, foi a correção de falhas no trem de pouso de avião, no quadro de bicicleta, no eixo de ônibus, e nos implantes cirúrgicos.

Na maior parte dos casos, é possível identificar os agentes responsáveis pela falha, prevenindo futuras quebras. A análise de falhas, portanto, permite o aprimoramento dos níveis de exigência, qualidade e de segurança dos componentes de engenharia, além de fornecer subsídios sobre as relações técnico-comerciais entre setores produtivos e para pareceres jurídicos.

Esse tipo de trabalho oferece um importante ganho para a sociedade em segurança. Foi o que aconteceu, por exemplo, no caso dos implantes cirúrgicos metálicos analisados pelo Instituto, que teve ampla repercussão na sociedade. Os estudos detectaram a má qualidade dos materiais que constituíam os implantes e alguns problemas quanto à regulamentação do setor. A divulgação do trabalho foi feita em 2001 e, desde então, a Anvisa fechou algumas fábricas que produziam implantes fora das corretas especificações e propôs análise e algumas alterações para a comercialização de implantes. A melhoria da qualidade dos implantes representa hoje mais segurança para os pacientes.

Não há publicação dessa natureza em língua portuguesa. O livro já está disponível no estande do IPT no Congresso da ABM, na biblioteca do IPT, nas livrarias Edusp e no site da ABM.

Editores da obra:

Cesar R. Farias Azevedo – Responsável pelo Lab. Metalografia e Análise de Falhas do IPT, desde 1998. Membro do comitê editorial do periódico Engineering Failure Analysis (editora Elsevier Science Ltd.), desde 2003. Doutor em Ciência dos Materiais pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, University of London (1996), engenheiro (1986) e mestre (1991) em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da USP. Atua nas áreas de caracterização microestrutural, diagrama de fases, transformação de fases e análise de falhas.

Tibério Cescon – Engenheiro de Minas e Metalurgia e doutor em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Chefe do Laboratório de Metalografia do IPT (1974-1989). Diretor Técnico do IPT (1989-1992). Professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP, desde 1988.