Tecnologia: IPT reforça análise de combustíveis

Novo laboratório de avaliação de combustíveis diminuirá espaço para adulteração do produto em São Paulo

qui, 19/09/2002 - 13h06 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 20, serão inauguradas as novas instalações do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. Novo laboratório de avaliação diminuirá espaço para adulteração do produto em São Paulo.

O Instituto atua na área de combustíveis desde os anos 40. Mas a partir de 1997 ocorreu um aumento na solicitação de ensaios em combustíveis automotivos. Em 1999 iniciou-se parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), quando o Laboratório passou a realizar diariamente análises de combustíveis coletados em postos do estado de São Paulo.

Em média, eram analisadas 30 amostras de combustíveis por dia. Nesta etapa, houve um investimento inicial do IPT em equipamentos e materiais de cerca de 500 mil reais.

Com a aprovação do projeto CTPetro, foram investidos cerca de 1,4 milhão de reais em equipamentos para modernização laboratorial. Os recursos vieram do Fundo Setorial do Petróleo, o CTPetro/Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), com apoio da ANP e transferência de recursos humanos especializados do IPT.

O objetivo deste projeto é comparar os resultados obtidos através dos métodos tradicionais com equipamentos portáteis que possibilitam a análise mais rápida de gasolina e óleo diesel.

A comprovação da eficácia dos métodos rápidos de análise tornará mais fácil a detecção da adulteração, mantendo-se a consistência do método. Com a modernização, o laboratório capacita-se para realizar análises de 70 amostras diárias, coletadas em 85 municípios paulistas, dando continuidade ao Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP.

Verifica-se a conformidade dos combustíveis com ensaios físico-químicos previstos em Portarias da ANP: curva de destilação, massa específica, teor de álcool na gasolina, enxofre, ponto de fulgor em óleo diesel, pH e teor alcoólico em álcool combustível.

Caso os ensaios apresentem valores fora dos limites especificados pelas Portarias, os combustíveis são submetidos a análises mais detalhadas. É o caso da cromatografia em fase gasosa, acoplada a espectrometria de massas, para determinar a presença ou não de adulterantes.

Outra estratégia recente adotada pela ANP para identificar combustíveis adulterados, foi a adição de um marcador químico nos solventes comercializados. Eles são identificados e quantificados com segurança e rapidez pela cromatografia gasosa.

Estarão presentes à inauguração das novas instalações laboratoriais o diretor-presidente da ANP, embaixador Sebastião Rego Barros, o diretor técnico Luiz Horta, o secretário paulista de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder, e o diretor superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski.

Data: Sexta-feira, dia 20 de setembro de 2002
Horário: 11 horas
Local: Auditório do prédio 36 do campus do IPT, na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas