Tecnologia: IPT realiza seminário sobre patentes e marcas

Iniciativa integra programa de incentivo à propriedade intelectual do Instituto

qui, 13/11/2003 - 16h46 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 14, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, promove a Oficina de Sensibilização e Conscientização sobre a área de Propriedade Intelectual, com a realização do seminário “A Propriedade Intelectual como Fator de Estratégia Comercial”, em Santo André/SP.

O evento, em parceria com a Agência do Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, e com a In.nova – Incubadora de Base Tecnológica, também disponibilizará plantões para os interessados em orientação específica sobre patentes e marcas. Os plantões serão oferecidos pela equipe do Núcleo de Propriedade Intelectual do IPT, segunda-feira, dia 17, e devem ser agendados com antecedência. Veja o programa completo no site www.ipt.br/eventos.

O seminário é vinculado ao projeto do IPT apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ), com recursos do Fundo Verde-Amarelo, desenvolvido desde o início do ano pelo Núcleo de Propriedade Intelectual do Instituto. Um dos objetivos é disseminar a cultura da proteção à propriedade intelectual, para despertar na comunidade empresarial e acadêmica a importância de proteger criações como estratégia comercial e suporte à competitividade das empresas brasileiras. Estão programados mais dois seminários para o próximo ano, a serem realizados em Moji das Cruzes e São José dos Campos, em parceria com o Sebrae/SP.

Termômetro do estágio de desenvolvimento econômico de um país, o número de solicitações de registro de patentes e marcas no Brasil ainda é um dos mais baixos do mundo. Para se ter uma idéia deste desequilíbrio, basta comparar os dados colhidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão encarregado deste registro junto à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), referentes aos Depósitos de Pedidos de Patente de Invenção – uma categoria de patente que mede a produção tecnológica de um País. Em 1999, o total de depósitos deste tipo no Japão foi de 442.245, nos Estados Unidos, de 294.706, na Alemanha, de 220.761, na França de 138.445, contra apenas 20.052 no Brasil.

O IPT é considerado uma das instituições nacionais de pesquisa com maior número de patentes depositadas e concedidas pelo INPI. De 1973 até hoje, depositou cerca de 180 pedidos de patentes nos mais diversos campos tecnológicos. O Instituto acredita que as micro, pequenas e médias empresas brasileiras e entidades geradoras de tecnologia (universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento e incubadoras), ainda não estão adequadamente preparadas para proteger com eficiência suas criações, muito menos para transferi-las ou licenciá-las, pois, até recentemente, não vislumbravam um caráter empresarial e tão fortemente competitivo.

Para mais informações, o telefone do Núcleo de Propriedade Intelectual do IPT é o 3767-4274. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail att@ipt.br . O site www.ipt.br/inovacao/propriedade contém dados e informações sobre propriedade intelectual e a atuação do Instituto na área.