Tecnologia: IPT realiza bate-papo sobre plantas industriais

Será na próxima terça-feira, dia 9

sáb, 06/11/2004 - 14h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) inaugurou, no dia 27 de setembro, seu Laboratório de Microfluídica. O sistema utiliza, em forma de rede, equipamentos e infra-estrutura do próprio IPT e da Escola Politécnica da USP. Este é o primeiro laboratório no País em metodologia de fluidos aplicada a vazões muito pequenas, medidas em unidades como mililitros/hora ou microlitros/minuto.

De acordo com o pesquisador Mario Gongora, um dos responsáveis pela implantação da nova unidade, o segredo está na micro e nanotecnologia, ramo do conhecimento científico e tecnológico voltado às estruturas e dispositivos infinitesimais com propriedades especiais. Os objetivos iniciais do laboratório são, entre outros, investigar os fenômenos dos fluidos em micro e nano escalas; projetar e desenvolver dispositivos microfluídicos para aplicações nas áreas de biotecnologia, biomedicina, ambiental, processos químicos e industriais; e prestar serviços de metrologia em baixas vazões. A inauguração do novo laboratório ocorre após lançamento da Rede IPT de Micro e Nanotecnologia, com o objetivo de interligar atividades de pesquisa nestas áreas.

Serviço
– Terça-feira, dia 09 – 11 horas

  • Laboratório de Microfluídica e Rede de micro e nanotecnologia do IPT

    Mário Ricardo Gongora Rúbio – Pesquisador do IPT desde 1977, atuando nas áreas de sensores, instrumentação eletrônica, microtecnologia, microssistemas e nanotecnologia. Engenheiro Eletrônico, pela PUC, Bogotá, Colômbia; Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica, pela Escola Politécnica da USP, nas áreas de microtecnologia, sensores e atuadores.