Tecnologia: IPT realiza bate-papo sobre Ensaios Laboratoriais

Será nesta terça-feira, dia 5

sáb, 02/04/2005 - 20h42 | Do Portal do Governo

A exigência crescente de comprovação da qualidade em atividades laboratoriais é uma tendência no Brasil e no exterior. Para manter a competitividade no mercado, os laboratórios precisam investir em procedimentos que assegurem precisão em ensaios e confiabilidade do produto final.

Os programas de comparação interlaboratorial (PIs) são um dos principais métodos para a garantia de medições confiáveis, pois permitem a identificação de problemas em práticas laboratoriais e a tomada das ações corretivas adequadas por meio de análises das equipes técnicas do IPT.

A pesquisadora Vera Ponçano cita o projeto mais recente destinado à área da sáude. Para o fim do mês de abril, está previsto o início das análises dos laboratórios de farinhas fortificadas. No setor da sáude já foram realizados outros trabalhos, como o prestado para a Anvisa, que analisou os laboratórios que controlam a água utilizada nos processos de hemodiálise.

Entre os programas de comparação interlaboratoriais do IPT, a pesquisadora cita também o projeto de papel e celulose que vem sendo desenvolvido e expandido há cerca de dez anos sob a coordenação de Maria Luiza Ortero D´Almeida. Atualmente, esse setor vem recebendo participação de órgãos internacionais.

O IPT tem mais de 30 anos nessa área e coordena programas do gênero, com laboratórios nacionais e internacionais, nos setores de celulose e papel, combustíveis e lubrificantes, tintas, elastômetros, ligas metálicas, cimento e concreto, alumina e óleos essenciais.

Além disso, a capacitação metrológica do Instituto permite que haja desenvolvimento em diversas áreas técnicas de programas interlaboratoriais sob encomenda para os setores público e privado.

Agenda

– Data: Terça-feira, dia 5 de abril de 2005
– Horário: 11 horas

Programas de Comparação Interlaboratorial

Vera Maria Lopes Ponçano – Diretora do Centro de Metrologia em Química do IPT. Presidente do Co-Operation on International Traceability in Analytical Chemistry (Citac), Coordenadora Geral do Programa Brasileiro de Metrologia em Química (PBMQ) e Diretora da Regional-SP da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). Membro dos Conselhos Consultivos: Journal for Quality, Comparability and Reliability in Chemical Measurement, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Participa oficialmente dos fóruns internacionais de maior relevância na área, destacando-se: Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), Comité Consultatif pour la Quantité de Matière (CCMQ) e International Standardization Organization/Reference Materials Committee (ISO-Remco) e Biological And Environmental Reference Materials Symposium (Berm).

Maria Luiza Otero D’Almeida – Responsável pelo Laboratório de Papel e Revestimento da Divisão de Produtos Florestais do IPT e Assessora Técnica da Diretoria do IPT. Mestre em Química Analítica e Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Especialização em Celulose e Papel, adquirida através de cursos, no Brasil e no exterior, e de 25 anos de experiência na área.