Tecnologia: IPT realiza bate-papo sobre ‘combustível alternativo ‘

Técnicos apresentam aspectos tecnológicos e viabilidade do seu uso e produção

sex, 08/04/2005 - 17h20 | Do Portal do Governo

Além da importância do biodiesel, como sendo uma das fontes energéticas alternativas e renováveis, os técnicos do IPT, João Poço, Maurício Trielli e Antônio Bonomi, explicam o seu papel no mercado brasileiro e o desenvolvimento científico nessa área.

Segundo Bonomi, as pesquisas em torno do biodiesel tiveram início ainda na década de 80. “Mas esses estudos já tiveram várias interrupções. Atualmente eles tem sido retomados em função do programa brasileiro de biodiesel”, lembra o pesquisador.

A utilização desse combustível alternativo envolve aspectos tecnológicos específicos em termos de uso, produção e comercialização, amplamente discutidos e analisados pelos setores envolvidos. Desde 2002, o IPT realiza testes e avaliação de qualidade do biodiesel.

Hoje, no País, a total substituição dos óleos diesel pelo combustível alternativo é inviável pelo custo e pela produção, já que seria necessária uma área significativa do território nacional para isso. Bonomi ainda cita os riscos do programa brasileiro a serem abordados neste bate-papo.

Agenda

Data: Terça-feira, dia 12 de abril de 2005
Horário: 11 horas

Biodiesel

João Guilherme Rocha Poço – Pesquisador do Agrupamento de Processos Químicos da Divisão de Química do IPT. Químico (1980), Químico Industrial (1982), Mestre e Doutor em Eng. Química na especialidade de reatores químicos pela Escola Politécnica da USP (1992, 2001). Desenvolve atividades de pesquisa e desenvolvimento de reações químicas catalíticas e catalisadores no IPT desde 1981.

Maurício Assumpção Trielli – Pesquisador responsável pelo Laboratório de Motores do IPT onde se dedica à pesquisa e desenvolvimento de combustíveis alternativos para motores de combustão interna. Vem trabalhando no tema biodiesel desde 1982, tendo participado de programas de governo tais como Oveg (1982), Proóleo (1983), Probiodiesel (2002) e, atualmente, da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel. Prof. Dr. do Departamento de Engenharia Mecânica da Epusp; Coordenador do programa Biodiesel SP (Finep/MCT/SCTDET).

Antonio Maria F. Luiz J. Bonomi – Pesquisador do Agrupamento de Biotecnologia da Divisão de Química do IPT. Doutor em Eng. Química pela University of Minnesota (1977). Foi Superintendente de Qualidade de Produtos da Agência Nacional do Petróle0o – ANP (2000-2003) e Diretor da Divisão de Química do IPT (1998-2000). Atualmente, é Coordenador da Comissão Técnica de Biodiesel da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA e, desde 2004, Diretor da AEA.