Tecnologia: IPT realiza bate-papo sobre chuvas de verão

Será nesta terça-feira, dia 21, das 11h às 12h

ter, 21/12/2004 - 8h34 | Do Portal do Governo

No período de chuvas do verão, o estado de São Paulo estará suscetível a deslizamentos de encostas e enchentes. O próximo bate-papo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que será realizado nesta terça-feira, dia 21, traz para o debate problemas decorrentes das fortes chuvas. Eduardo Soares Macedo, pesquisador do IPT e coordenador dos trabalhos do Instituto no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do litoral e do Vale do Paraíba, em São Paulo debaterá o tema com internautas. Macedo também é geólogo pela USP (1981), especialista em desastres naturais (Japão, 1995) e doutor em meio ambiente pela Unesp.

O bate-papo aborda as medidas preventivas e as ações que procuram minimizar os efeitos das chuvas. No estado, há focos onde o problema de deslizamentos e enchentes são mais graves. Macedo cita as regiões litorâneas da baixada santista e norte do litoral, além do vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo.

O pesquisador destaca como uma das ações o treinamento dado a 53 prefeituras paulistas pelo IPT e o Instituto de Geologia, coordenado pela Defesa Civil Estadual. O treinamento, que se deu entre outubro e novembro deste ano, prevê o monitoramento de áreas consideradas críticas por meio de dados pluviométricos e meteorológicos. Em muitos casos, os moradores dessas áreas são removidos a fim de evitar tragédias maiores.

Data: Terça-feira, 21 de dezembro de 2004
Horário: das 11h às 12h
Site do IPT: www.ipt.br/tecnologia/chat

Da Assessoria de Imprensa do IPT

C.C.