Tecnologia: IPT realiza bate-papo sobre chuvas de verão

Será na próxima terça-feira, dia 21

sex, 17/12/2004 - 20h16 | Do Portal do Governo

Verão, estação do sol e das nuvens carregadas no horizonte. Riscos No período de chuvas do verão, o estado de São Paulo estará suscetível a deslizamentos de encostas e enchentes. O bate-papo da próxima terça-feira, dia 21, traz para o debate problemas decorrentes das fortes chuvas. Eduardo Soares Macedo, pesquisador do IPT e coordenador dos trabalhos do Instituto no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do litoral e do Vale do Paraíba, em São Paulo debaterá o tema com internautas. Macedo também é geólogo pela USP (1981), especialista em desastres naturais (Japão, 1995) e doutor em meio ambiente pela Unesp.

O bate-papo aborda as medidas preventivas e as ações que procuram minimizar os efeitos das chuvas. No estado, há focos onde o problema de deslizamentos e enchentes são mais graves. Macedo cita as regiões litorâneas da baixada santista e norte do litoral, além do vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo.

O pesquisador destaca como uma das ações o treinamento dado a 53 prefeituras paulistas pelo IPT e o Instituto de Geologia, coordenado pela Defesa Civil Estadual. O treinamento, que se deu entre outubro e novembro deste ano, prevê o monitoramento de áreas consideradas críticas por meio de dados pluviométricos e meteorológicos. Em muitos casos, os moradores dessas áreas são removidos a fim de evitar tragédias maiores.


– Data: terça-feira, dia 21
– Horário: 11 horas
– O início das chuvas de verão e a prevenção dos deslizamentos
Eduardo Soares de Macedo – Pesquisador do IPT, desde 1981. Geólogo pela USP (1981), especialização em desastres naturais (Japão, 1995), doutor em meio ambiente pela Unesp. Coordenador dos trabalhos do IPT no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do litoral e do Vale do Paraíba, em São Paulo.